Geral

Estrutural vai ganhar novo batalhão, maior e moderno

Publicado

em


A nova sede terá capacidade para agrupar 400 homens. Ao todo, serão 960 metros quadrados de área construída

A Estrutural vai ganhar uma nova sede do 15º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A notícia foi confirmada com a publicação da licitação da obra no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Segundo o texto, o quartel será construído no Setor Central, Área Especial 1, na entrada da RA. O valor do investimento é de pouco mais de R$ 7,6 milhões.

“O local foi escolhido, estrategicamente, pelo comando. É um lugar próximo a uma área comercial, com grande circulação de pedestres e carros”, comenta o major-comandante do batalhão, Alessandro Lopes Arantes. “Atualmente, utilizamos provisoriamente algumas salas, partes das instalações do Centro Olímpico da cidade; acredito que é uma grande conquista para a comunidade.”

O quartel será construído no Setor Central, Área Especial 1, na entrada da RA | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

O projeto do desenho arquitetônico do 15º BPM é da própria PMDF. Terá capacidade para agrupar 400 homens. Ao todo, serão 960 metros quadrados de área construída. A sede, com dois pavimentos, contará ainda com bloco administrativo, estacionamento para viaturas e motocicletas, alojamento, espaço apropriado para guardar o armamento da corporação e outros equipamentos, além de guarita.

Há ainda previsão de local para instruções do grupo e reuniões com a comunidade. A concepção contempla também acesso às pessoas com necessidades especiais. “É o batalhão mais inovador que teremos na PM; será uma novidade no tocante ao padrão de novos espaços para os batalhões”, assegura o major-comandante Alessandro Arantes.

“A nova sede vai proporcionar melhores condições de trabalho, de forma que o policial possa se sentir valorizado e motivado a prestar um melhor serviço para a comunidade, seja no policiamento preventivo, ostensivo e no atendimento de ocorrência”, ele acrescenta.

Sonho realizado

Apesar de estar na Estrutural, em sede provisória, o 15º Batalhão da Polícia Militar do DF estende sua atuação também pelo SCIA, a região do Assentamento 26 de Setembro, Cidade do Automóvel e Setor de Cargas.

Para a administradora da Estrutural/SCIA, Vânia Gurgel, a construção da sede militar será estratégica para a segurança de todas essas localidades. “É de fundamental importância essa tão sonhada sede da PM na cidade. Com o novo espaço, o trabalho da corporação será mais organizado, ampliando o atendimento à população”, diz.

Desde 2019, a comunidade da Estrutural/SCIA luta pela materialização de uma sede oficial da PM na cidade. Até essa data, o batalhão funcionava de forma improvisada no Centro Olímpico da Estrutural, atuando com cerca de 130 homens.

“É uma instalação provisória, pequena e precária, que não atende as demandas da corporação”, pontua o major-comandante Alessandro Lopes Arantes. “Além de proporcionar melhores condições de trabalho, o projeto do novo batalhão poderá contemplar um eventual aumento de efetivo.”

Presidente do Conselho de Entidades da Estrutural/SCIA, Thaís Dantas festeja a novidade: “A construção dessa sede da PM na cidade representa uma vitória para a comunidade. Traz não só a sensação de segurança, como também um auxílio de importância para cada morador.”

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA