Geral

Espaço Renato Russo exibe xilogravuras e ativismo feminino

Publicado

em


O Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), na 508 Sul, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), abre duas exposições na sexta-feira (24). Na primeira, o artista potiguar Valdério Costa apresenta 30 xilogravuras, entre matrizes e gravuras impressas; e, na mostra Belarus: A democracia tem rosto de mulher, o público terá contato com 53 fotos, uma instalação e dois documentários.

Xilogravura de Valdério Costa | Foto: Divulgação/Secec

“Creio que a minha produção artística é a representação da minha aldeia. Minha aldeia é o mar, o sertão e a urbe também” Valdério Costa, artista

Xilogravuras

Caracterizada pela técnica de reprodução de imagens impressas a partir de matriz em madeira entalhada, a xilogravura ganha a seguinte definição de Valdério Costa: “É uma linguagem artística que requer o conhecimento de desenho, a precisão no entalhe e o domínio da impressão, que pode ser feita com uma prensa ou com a pressão de materiais diversos.”

Graduado em artes plásticas pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação (SEE), Valdério, que também é poeta, avalia a xilogravura como arte autônoma, ainda que seja frequentemente associada à literatura de cordel.

“Uma frase atribuída a Tolstói [escritor russo autor de  obras imortalizadas na literatura internacional, como Guerra e Paz e Anna Karenina] afirma que, quando você representa a sua aldeia, evoca o universal”, diz. “Creio que a minha produção artística é a representação da minha aldeia. Ela está nas minhas recordações da infância, nas histórias e músicas que ouvi, nos livros e cordéis que li, nas imagens que guardo. Minha aldeia é o mar, o sertão e a urbe também.”

 Resistência feminina

Mostra sobre mulheres exibe fotos e documentários

Belarus: a democracia tem rosto de mulher apresenta fotos que mostram mulheres de várias idades perfilando-se diante de carros blindados, brandindo ramos de flores para militares de máscaras. A produtora da mostra, Anastasiya Golets, explica que, em seu país, não há nenhum dispositivo legal que proteja as mulheres contra a violência doméstica, como a Lei Maria da Penha.

Um dos destaques dessa exposição é o documentário As irmãs de protesto, com 45 minutos (classificação indicativa para 12 anos), de uma revista independente, com monólogos de mulheres sobre a atitude, combatida pela repressão militar de Belarus, de não permanecer em silêncio diante da privação de seus direitos básicos.

Outro documentário dessa mostra, Gaudeamus (46 minutos, classificação indicativa para 16 anos), foi elaborado por um coletivo de estudantes de direito e tem no título o significado de “alegremo-nos”, fortalecendo o slogan de estudantes recortado de uma antiga canção em latim. O filme mostra a luta pelo direito de viver em um país democrático.

Ainda nessa exposição, a instalação A cela, do artista e fotógrafo Andrey Anro, busca reproduzir o ambiente nas prisões. “Você conhecerá os rostos e as histórias dos mais de 600 presos políticos belarussos, poderá deixar uma mensagem em frases nos cartões-postais que forneceremos e, posteriormente, enviaremos para elas e eles”, anunciam os organizadores do trabalho.

“As mulheres, com sua presença maciça, desencadearam um movimento popular e pacífico contra um regime que resiste há mais de 25 anos”, relata o curador da mostra, Luca Bonacini. “As fotos mostram mulheres que, de branco, saem às ruas com flores na mão e sorrisos no rosto, suas únicas armas.”

Espaço Cultural Renato Russo/508 Sul – exposições

  • Valdério Costa: Xilogravuras
    Na Galeria Parangolé
  • Belarus: a democracia tem rosto de mulher
    Galeria Rubem Valentim
    Ambas as mostras ficam abertas de sexta-feira (24) a 31 de outubro, com entrada gratuita e visitação de sexta-feira a domingo, das 10h às 16h.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA