Distrito Federal

Escola de Planaltina cria rádio web para atrair alunos às aulas

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Com a suspensão das aulas presenciais em 2020, o diretor Volemar Ornelas, do Centro Educacional (CED) Taquara, em Planaltina, assistiu ao distanciamento dos estudantes. Mesmo com o uso da plataforma Google Sala de Aula e a distribuição do material impresso, os estudantes não mantinham contato. Nesse cenário, surgiu a Rádio Web CED Taquara, núcleo rural da região administrativa.

A criatividade do CED é tema, nesta semana, do podcast EducaDF, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.  Mostra como a criação da emissora de comunicação pela internet ajudou a informar os estudantes sobre as atividades da escola. O episódio também fala a respeito das principais ações da pasta quanto à Educação do Campo. Confira o podcast  nas plataformas de áudio.

“Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”Volemar Ornelas, diretor do Centro Educacional Taquara

“Cerca de 70% dos nossos estudantes moram no campo. A intenção foi contribuir para a busca ativa deles. Já utilizávamos um plano de ação, e a escola se dividiu em grupos para fazer visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”, explica Volemar. A busca ativa escolar é uma estratégia utilizada para identificar os estudantes que se encontram em risco de evasão escolar ou fora da escola.

Novidades na Educação do Campo

O gerente da Educação do Campo da Secretaria de Educação, Daniel Higino, reconhece os desafios dessa modalidade e elogia o comprometimento e criatividade dos professores, principalmente quanto à motivação dos estudantes do campo. “Temos estimulado os inventários histórico-sociais, ambientais e culturais. Durante a Semana Pedagógica, os professores foram orientados e a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) está oferecendo oficinas sobre os inventários. Além disso, no dia 14 de abril, haverá o lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo”, destaca.

 O diretor Volemar, do CED Taquara, concorda que a Educação do Campo tem especificidades que exigem ações diferenciadas. “Em meio aos desafios, em 2020, tivemos um estudante da Educação de Jovens e Adultos que foi alfabetizado por meio da plataforma virtual. Essas vitórias reforçam nossa vontade em buscar soluções. Os objetivos da Rádio Web foram atingidos e a iniciativa que conta com professores de diversas disciplinas, estudantes e orientadores terá continuidade em novo formato”, afirma.

Para o professor Alexandre Lopes de Sousa, “o objetivo ainda será o de levar à comunidade as informações da unidade escolar. Às vezes, uma família que não teve acesso ao programa é avisada por um vizinho de outro sítio e a escola consegue alcançá-los”, diz.

Serviço

Lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, no Canal Educa DF no YouTube.

Data e horário: 14 de abril, às 19h.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

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Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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