Distrito Federal

Equipamentos de ginástica para vila rural de Planaltina

Publicado

em


Serviços envolveram a instalação de equipamentos no ponto comunitário, antiga reivindicação da comunidade| Foto: Divulgação/GDF Presente

O núcleo Rural Sarandi, a 20 m do centro de Planaltina, recebeu, nos últimos dez dias, os serviços das equipes do GDF Presente. A pequena vila teve as estradas de chão recuperadas, recebeu bacias para escoamento de água e ganhou seu primeiro Ponto de Encontro Comunitário (PEC), além de reparos no campo de futebol e na lixeira de uso comunitário.

A coordenação do Polo Norte do programa concentrou esforços na área rural, onde moram cerca de 200 famílias, além de pequenos produtores. Com ajuda da comunidade, que comprou 500 toneladas de expurgo de brita, foi possível ser feito também o nivelamento das vias de terra. O material atendeu às três principais ruas do Núcleo Sarandi e algumas adjacentes, num total de 5 km de extensão.

“Todo mundo que tinha condições ajudou financeiramente. E ficou muito bom o serviço nas estradas, tudo lisinho”, elogia o morador José Luiz Feitosa, 53 anos. “Nossos parentes evitavam vir até aqui, por conta da situação da pista. No dia em que ficou pronto, o movimento voltou. Era bicicleta, pedestre, animais circulando nas ruas. A comunidade está muito feliz”, complementa ele, que reside há mais de 20 anos na vila.

Patrol, retroescavadeira e seis caminhões, sendo um deles caminhão-pipa, foram usados no ajustes de vias sem pavimentação. Equipes da Administração Regional de Planaltina e do polo trabalharam na empreitada. O campo de futebol de terra também foi limpo e teve os buracos tapados.

Instalação de equipamentos

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) atendeu ainda a uma reivindicação antiga da comunidade rural: a instalação de um PEC. A base de cimento para o ponto de encontro já existia, mas só agora foi finalizado com a colocação dos equipamentos para exercícios físicos.

Segundo o administrador de Planaltina, Celio Rodrigues, o GDF Presente deu uma “nova cara” ao Sarandi. “Era um local que realmente aguardava melhorias nas estradas, e também por esse PEC que solicitamos há mais de três anos. Agora, é continuar com os serviços de manutenção na região”, explica Rodrigues.

O coordenador do polo, Ronaldo Alves, destaca o sucesso da parceria com a comunidade. “Foram dias de trabalho muito gratificantes. Muito bacana a relação com os moradores, a colaboração deles, o que trouxe mais celeridade às ações do polo”, disse.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA