Política

Em sessão especial proposta por Adriana Accorsi, Alego homenageia profissionais da área de Enfermagem

Publicado

em


Por proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão especial na noite dessa segunda-feira, 25, em celebração do Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a vários profissionais da área. A solenidade, que teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, reconheceu e enalteceu a atuação dos trabalhadores da saúde, essenciais à sociedade, e que ficaram ainda mais em evidência durante o período crucial da pandemia de covid-19.

Adriana Accorsi entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 26 profissionais da saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em várias unidades de saúde de Goiânia, ao exemplo do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Geral de Goiânia (HGG), Secretaria Municipal de Saúde, Hospital e Maternidade Célia Câmara e outras.

Presidida por Adriana Accorsi, a mesa dos trabalhos foi composta por: Edna de Sousa Batista, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás; Celidalva Sousa Bittencourt, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Luzinéia Vieira dos Santos, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaude); e a enfermeira Mariana de Souza Benjamin Rocha.

Em seu pronunciamento, Adriana Accorsi frisou que a homenagem tem um significado especial, uma vez que sua própria mãe, Lucide Sauthier, é profissional de enfermagem, que desempenhou a função por muitos anos, com muita dedicação e compromisso. “Tenho profunda admiração pela profissão, até por ser a profissão de minha mãe. São profissionais que atuaram, e ainda atuam, como verdadeiros heróis e heroínas durante a pandemia, antes dela, e, agora, pós-pandemia; e que, portanto, merecem todo nosso reconhecimento”.

A parlamentar lembrou que, nessa pandemia, o número de profissionais da saúde mortos, por estar na linha de frente do combate a um vírus desconhecido, chegou a 800.

Adriana tem um histórico de defesa dos direitos não só de enfermeiros, mas de todos os profissionais de saúde, e também de outras áreas, que tanto se dedicam a servir a população em épocas difíceis, como ocorreu nessa pandemia de covid-19. Ela é autora, por exemplo, do projeto de lei que dá direito aos profissionais da área da saúde e segurança pública à contagem em dobro do tempo de serviço exercido durante o período pandêmico, sendo obrigatoriamente um benefício aplicável a todas as formas de concessões conhecidas como quinquênios e licenças-prêmio. Ao final de seu discurso, Adriana reafirmou o compromisso dela de continuar lutando pela categoria.

No exercício da presidência, Adriana Accorsi quebrou o protocolo e concedeu a palavra a mais duas pessoas da mesa, além de Edna de Sousa Batista, que discursou em nome dos homenageados: Luzinéia Vieira dos Santos e Celidalva Sousa Bittencourt. As três ressaltaram a importância dos profissionais da saúde, que têm a missão de salvar vidas, muitas das vezes colocando em risco suas próprias vidas, como ocorreu no combate a covid-19.

EMas ressaltaram que a profissão começa a ser valorizada, com a aprovação do piso nacional da categoria, que será votado no dia 4 de maio, a propósito da Semana da Enfermagem, no Congresso Nacional.

Em seguida, Adriana Accorsi procedeu à entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 28 profissionais da saúde.

Homenageados (as)

Elisa Batista Gomes

Elma dos Santos Assis

Eunice de Souza Marques

Kenia Souto Souza da Silva

Sandra Martins dos Passos

Lucivania de Sá Aquino

Dinamárcia Pereira Azevedo

Grécia Carolina Pessoni

Saulo Fernandes de Barros

George Oliveira Silva

Marcella Marques de Almeida Caceres

Lourena Ferreira de Oliveira

Mariane de Sousa Benjamin Rocha

Maraysa Elias Pena Soares

Sirley Braga Filho Pires

Elizângela Maria Costa da Conceição

Jadiel Sousa Viana

Edna de Sousa Batista

Delma dos Santos Assis Mercadante

Leandro Quinta Silva

Eduardo Dias Gomes dos Santos

Sonimar Francisca Rodrigues

Claci Fátima Weirich Rosso

Maria Aparecida de Souza

Manoela Gonçalves Lisboa Lima

Maria Vanusa de Araújo

Max Paulino do Nascimento

Luciana Rangel

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA