Política

Em prol dos menos favorecidos

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás, por propositura dos deputados Lissauer Vieira (PSD) e Thiago Albernaz (MDB), sediou, na manhã desta quinta-feira, 9, no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, sessão solene em homenagem às entidades do terceiro setor goiano. Dezenas de representantes da área receveram o Diploma do Mérito Legislativo.

O reconhecimento, idealizado por Lissauer Vieira, presidente do Parlamento, e Thiago Albernaz, presidente da Frente Parlamentar do Terceiro Setor na Casa, se deu em função do trabalho realizado pelas entidades na prestação de serviços voltados ao atendimento das pessoas em vulnerabilidade social. Compõem o terceiro setor as instituições que não visam lucros e que trabalham com o objetivo de solucionar ou minimizar problemas sociais de áreas como direitos humanos, meio ambiente, crianças, idosos, entre várias outras.

Dentre as entidades atuantes no terceiro setor e reconhecidas como referência na área estão: a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), a Federação das Organizações não Governamentais do Estado de Goiás (Fogo), a Federação Nacional de Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de Goiás, a Vila São José Bento Cottolengo, a Casa de Eurípedes, dentre outras. No total foram homenageadas cerca de 100 entidades.

Além de Thiago Albernaz, na presidência, a mesa dos trabalhos foi composta por: deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos); secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos de Lima; diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Leonor Melo de Oliveira Caiado; presidente da Fogo, Maria Joaquina de Jesus; presidente do Fórum Goiano do Terceiro Setor, Arizio Ribeiro dos Santos; superintendente da Apae-Luziânia, Nívia Maria Sousa; vice-diretor pedagógico da UniAraguaia Centro Universitário, Hamilcar Costa.

O evento foi marcado por duas apresentações culturais: a 2ª melhor Rainha Junina do Estado de Goiás em 2022, representando o Grupo Viva de Goiânia Majestade, Ferdinanda Monteiro, e ainda, um casal de noivos da Quadrilha Aconchego de Senador Canedo, Aleksander e Maria Clara.

Um minuto de silêncio 

Após abrir a sessão, Thiago quebrou o protocolo e pediu um minuto de silêncio para o fotógrafo Valdir Araújo, servidor da Casa lotado na Agência de Notícias, que morreu nesta quinta-feira. “É uma notícia muito triste. Façamos um minuto de silêncio em memória de um amigo que contribuiu para a Alego, e nesta noite descansou, devido a um tratamento de câncer.”

Após esse ato, Albernaz destacou que a Frente Parlamentar do Terceiro Setor vem enfrentando grandes desafios. “A gente sempre diz que o terceiro setor alcança onde o estado não consegue alcançar, mas ouso dizer que ele é muito mais do que isso, ele é aquele que traz o renovo, o sustento para muitas pessoas que não tem onde recorrer.”

O deputado disse que a Alego tem a missão que criar diálogos para que todos possam se organizar e fortalecer. “Contem sempre conosco aqui da Alego. Essa singela homenagem tem a intenção de deixar vocês motivados para continuar com esse trabalho. É um trabalho digno de respeito e de muitas honras”, ressaltou.

O legislador cumprimentou seu pai, Hamilton José Pereira, presente na solenidade. “Você muito me ensinou na vida, inclusive a honrar todos aqueles que fazem um trabalho em prol de outros. Muito obrigado a todos vocês que também enxergam o terceiro setor como uma mola propulsora para o nosso estado.”

Após o discurso, o deputado Thiago Albernaz retornou à presidência dos trabalhos e, em seguida, passou a palavra para o deputado Jeferson Rodrigues. Ele fez agradecimentos. “Em primeiro lugar, agradeço o Thiago Albernaz, que tem o social na veia e gosta de servir o próximo. Aprendi a amar o terceiro setor com meu pai, também. Ele me levava aos asilos, orfanatos e hospitais e pedia para que eu cuidasse bem da minha mãe.”

Jeferson enalteceu o trabalho realizado pelos condecorados e falou sobre a nobreza do serviço social. “Olhando para todos esses homenageados, representantes de milhares de goianos que são atendidos pelo terceiro setor, eu penso no que nos une nesta manhã. Não é o time de futebol, nem religião, nem condição econômica, nem pensamentos filosóficos, mas é o amor ao próximo. O amor ágape, amor divino. É o sentimento que me faz querer o melhor para o próximo mesmo que eu não o conheça. Estender a mão, acolher e amar.”

Além disso, o deputado defendeu a destinação de 10% das emendas impositivas às entidades do terceiro setor. “Quem vai aonde o Estado não pode ir são vocês, que lutam pelo que acreditam. Muitas vezes, lutam até contra seus familiares para ajudar ao próximo. Vocês representam instituições sérias que querem ajudar e lutar pela vida. Estamos trabalhando diuturnamente para que o terceiro setor tenha, no mínimo, 10% das emendas parlamentares a partir do próximo ano.”

Aqueles que cuidam

A diretora-geral da OVG, Adryanna Leonor Caiado, discursou em nome de todos os homenageados. “É uma alegria imensa receber essa homenagem hoje na Alego, iniciativa do deputado Thiago Albernaz, em nome de todas as instituições homenageadas. Reconhecer a importância do terceiro setor é reconhecer o papel daqueles que amparam e cuidam, pois, cada pessoa atendida é uma vida valorizada. O governador Ronaldo Caiado vem transformando o nosso estado, atendendo pessoas necessitadas nas mais diversas regiões.”

Adryanna Leonor Caiado inforou que a OVG está encaminhando mais de 1.800 voluntários para várias entidades. “Estamos ampliando as parcerias para alcançar, cada vez mais, um maior número de pessoas. Parabenizo todos aqui presentes, especialmente pela boa vontade em servir àqueles que precisam. Juntos vamos mais longe, que possamos estar sempre juntos por aqueles que mais necessitam.”

Terceiro setor

Conceitualmente e de forma resumida, terceiro setor são todas as instituições que não visam lucros e que trabalham com o objetivo de solucionar ou minimizar problemas sociais de áreas como direitos humanos, meio ambiente, crianças, idosos, entre várias outras. Thiago Albernaz, um dos principais defensores da bandeira do terceiro setor, destaca que a área é um braço forte do poder público, levando dignidade e qualidade de vida da população, e que iniciativas como a sessão solene dão o devido reconhecimento para as entidades que buscam levar dignidade, qualidade de vida e oportunidades.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA