Distrito Federal

Editais fomentam a agropecuária no DF e do Entorno

Publicado

em


A Secretaria de Agricultura (Seagri) lançou dois editais com o objetivo de fomentar as atividades no campo.

O edital 01/2021 tem como objeto distribuir 11 tanques de resfriamento de leite, com capacidade de 1.950 litros, cada, para serem utilizados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC), representantes de produtores rurais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride).

Tudo isso é possível graças ao governador Ibaneis, que tem um compromisso com a classe produtiva, e, também, dos parlamentares da Câmara Legislativa que ajudam o governo nessa empreitadaCândido Teles, secretário de Agricultura

Já o edital 02/2021 também irá selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSC) e representantes de produtores rurais do DF para receber patrulhas agrícolas mecanizadas com a seguinte composição: 1 microtrator 14 CV, com enxada rotativa, kit encanteirador e sulcador. No total serão entregues oito patrulhas com o objetivo de fomentar e desenvolver a agricultura, mediante a execução de ações de mecanização agrícola, como instrumento de aumento da produção e da geração de renda.

Estratégia

“Tudo isso é possível graças ao  governador Ibaneis, que tem um compromisso com a classe produtiva, e, também, dos parlamentares da Câmara Legislativa que ajudam o governo nessa empreitada, com o repasse de emendas em projetos de fomento para a geração de emprego e renda no campo. É um conjunto de esforços entre a Secretaria de Agricultura, Emater, Ceasa, governador Ibanez e Câmara Legislativa. Todos trabalhando juntos para atender ao setor”, disse o secretário.

Luciano Mendes, secretário-executivo de Agricultura, ressaltou que a pasta periodicamente tem feito chamadas públicas disponibilizando um conjunto muito grande de equipamentos, e aí cabe às associações e às cooperativas participarem dos editais. “A Seagri sempre esteve junto dos produtores rurais, fornecendo um conjunto muito grande de serviços. Lembrando que cabe aos produtores, por meio das suas associações e cooperativas, zelarem por seus equipamentos”, ressaltou.

“São microtratores que foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar. Normalmente, quem mais utiliza são pessoas que trabalham com olericultura. Já os tanques de resfriamento de leite são recursos de convênio com o governo federal, visando fomentar a cadeia leiteira regional”, explicou o presidente da Comissão de Chamada Pública da Seagri, Edson Rohden.

Procedimentos

As propostas e os demais documentos deverão ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h no protocolo da Seagri-DF, em envelope lacrado. Para os interessados no edital 01/2021, que tem como objeto a distribuição de 11 tanques de resfriamento de leite, as propostas deverão ser entregues no período de 24 a 28 de maio deste ano. Para as entidades interessadas nas patrulhas agrícolas mecanizadas, somente serão aceitas propostas entregues no período de 17 a 21 de maio deste ano.

Acesse o site da Seagri e confira os editais.

*Com informações da Secretaria de Agricultura

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA