Distrito Federal

Dois espetáculos encerram a Semana Cultural dos Centros de Juventude

Publicado

em


A Semana Cultural dos Centros de Juventude do DF – CASULO é uma vitrine para que os alunos mostrem seus trabalhos e coloquem em prática as atividades elaboradas em sala durante os módulos. A semana foi idealizada e organizada pelo professor Adilson Diaz junto aos jovens e à Coordenação dos Centros de Juventude.

Hoje, último dia da Semana, os alunos do Módulo III das Oficinas de Teatro fazem suas apresentações que podem ser acompanhadas pelo youtube. A temática foi definida após debates e estudos e, a partir desse ponto, cada integrante voltou seu olhar para seu cotidiano e trouxe seu material, em vídeo, para dialogar e tecer o projeto final. 

São duas apresentações: “Gênesis”, onde 15 personagens estão envolvidos na mesma narrativa em um projeto voltado para o cinema por meio de pesquisa sobre filmes que tivessem a mesma estrutura e “Manifesto”, em que os alunos mergulharam em obras pré-selecionadas como um pontapé provocador.

 Sinopses

Gênesis

Se você tivesse a escolha de confiar suas memórias a uma inteligência artificial, mas se concedesse a essa máquina a permissão para encontrar todos seus rastros virtuais e conexões infinitas ramificadas por essa complexa teia, podendo acessá-las quando quisesse, sem restrições, você faria dessa máquina a sua melhor companhia? Gênesis é um projeto piloto que apresenta um sistema rizomático, no qual quinze personagens se encontram num apocalipse pessoal, que se iniciam, indiretamente, a partir do encontro entre Yang (um escritor falido) e Jin (uma inteligência artificial). Até onde vai a relação entre máquina e humanidade?

Manifesto

Manifesto é um experimento cênico e audiovisual proposto, pelo Coletivo Artístico de CeinCena, em tempos de pandêmicos, que tem exigido de todos criatividade e disciplina. A produção nasce a partir das leituras de obras teatrais, do olhar para o cotidiano de cada integrante e da inquietação geradas no Coletivo. Essas inquietações levaram o grupo a dialogar e se posicionar diante das perversidades regulamentares, do massacram que as mulheres passam, da violência a qual elas são acometidas em nosso país, ainda, e de formas análogas também estão presentes nas obras estudadas. Manifesto é um grito de basta, que o coletivo construiu a partir de textos autorais e adaptados. É necessário dar fim a desordem sistêmica que vivemos. O silêncio não é uma opção.

Serviço: CASULO –  Semana Cultural do CJ

Data: 18/12

Horário: 15h e 20h

Evento online no Youtube Link de acesso: https://bit.ly/2LriWsO

Bate-papo no zoom após as exibições: https://us02web.zoom.us/j/89519922478

  • Com informações da Sejuv
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA