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Doar leite materno é um gesto de amor que salva vidas

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Um pote de leite materno é suficiente para alimentar até 10 bebês e a doação do alimento pode ser feita sem a necessidade de ir até uma das unidades da rede de Bancos de Leite Humano. O gesto de solidariedade das doadoras fez com que, até junho deste ano, 9.272,1 litros de leite materno fossem arrecadados no Distrito Federal. Em 2020, de janeiro a dezembro, foram arrecadados 17.976,1 litros de leite. A margem vem crescendo, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia de covid-19 trouxe.

“As doadoras são solidárias com as mulheres que estão passando por um momento difícil, e por algum motivo neste momento não podem alimentar seus bebês”Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do Distrito Federal

Segundo a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos, cada criança recebe o volume de leite adequado às suas condições clínicas, o que pode variar, dependendo da idade gestacional, do peso, da idade e da condição clínica da criança.

“A doação de leite materno faz a diferença na vida das crianças internadas nas unidades neonatais. As doadoras são solidárias com as mulheres que estão passando por um momento difícil, e por algum motivo neste momento não podem alimentar seus bebês”, pondera a coordenadora.

Campanha

A campanha de doação de leite materno deste ano traz como lema a frase: “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”. O tema chegou num momento de dificuldades diante de um cenário pandêmico. Muitas mães que estão amamentando seus bebês se sentem ainda mais expostas e tentam de todas as formas resguardar a si e aos filhos, evitando o contato social.

Porém, o momento também é de engajamento e sensibilização para doação de leite materno aos bebês que se encontram internados nas unidades hospitalares do DF.

Na rede pública de saúde do DF, existem dez Bancos de Leite Humano e três Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) para receber as doações | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Na rede pública de saúde, existem dez Bancos de Leite Humano e três Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) para receber as doações. O contato deve ser feito pelo número 160, opção 4, ou pelo site Amamenta Brasília (amamentabrasilia.saude.de.gov.br).

Após o contato, uma equipe do BLH ou do PCLH confirmará o cadastro e agendará a visita para a coleta do Corpo de Bombeiros, em casa, e sem nenhum custo ou deslocamento da doadora.

As equipes dos BLHs e do Corpo de Bombeiros implementaram regras mais rígidas de higienização e manuseio tanto dos frascos de leite como na hora da ordenha, o que trouxe mais segurança para as doadoras e seus bebês.

Gesto de amor

Consciência social e amor à vida são palavras e gestos que motivam as mães que estão amamentando em livre demanda a doar para os bebês que estão internados e necessitam desse alimento para sobreviver.

Mirian Santos reforça que toda mulher que está amamentando pode ser voluntária, e dessa forma, ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos.

O leite materno é essencial na recuperação de bebês prematuros, no desenvolvimento físico da criança, na ligação de afetividade entre mãe e filho e na fase adulta incorre em menos riscos de desenvolver doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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