Distrito Federal

Divulgados os projetos aprovados no ‘Start BSB’

Publicado

em


Os 50 projetos aprovados no Programa Start BSB foram anunciados durante uma live recentemente transmitida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Com a aprovação na fase final do programa de incentivo ao empreendedorismo inovador do DF, os contemplados seguem agora para a contratação e abertura das empresas.

Arte: Divulgação/FAP-DF

“Nós precisamos fortalecer nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação, e o Start BSB é um importante passo nessa caminhada” Marco Antônio Costa Júnior, diretor-presidente da FAP-DF

Os projetos finalistas poderão receber, cada um, até R$ 70 mil em subvenção econômica e R$ 42 mil em bolsa de apoio a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em empreendimentos de sucesso.

O diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi, Leandro Carioni, elogiou o desenvolvimento do Start BSB e a participação dos empreendedores. “Eu não tenho dúvida de que rapidamente nós conseguiremos transformar Brasília nem uma das maiores referências de empreendedorismo inovador do Brasil”, afirmou, em referência aos dados de desempenho obtidos com a edição do programa.

Desenvolvimento e inovação

O diretor-presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, destacou a oportunidade de transformar Brasília em um polo de inovação do país: “Nós precisamos fortalecer nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação, e o Start BSB é um importante passo nessa caminhada. Acreditamos que o empreendedorismo inovador e a atuação integrada entre governo, setor produtivo, academia e sociedade constituem o melhor caminho para transformar nossa matriz econômica”.

A importância das startups para o processo de desenvolvimento do ecossistema de inovação e da cidade foi destacada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo. “Nós queremos fazer de Brasília uma cidade inteligente, e para isso sabemos que precisamos da atuação das startups”, pontuou. “Temos agora 50 novos projetos e sabemos que, a partir daí, amanhã podemos ter grandes empresários, unicórnios [startaps que rendem bons resultados] que vão despontar para o mundo, porque Brasília tem essa vocação”.

Da FAP-DF, também participaram da live o coordenador de Tecnologia e Inovação, Gilmar dos Santos Marques, e a superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAP-DF, Renata Vianna. O evento completo pode ser assistido no canal da fundação no YouTube.

*Com informações da FAP-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA