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Disk Limpeza para ajudar na manutenção da maior cidade do DF

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O GDF Presente, em parceria com a Administração Regional de Ceilândia, realiza diversos serviços para melhorar a qualidade de vida da comunidade daquela cidade. Dona da maior população do DF, a região convive com o problema das grandes cidades: o descarte irregular do lixo. Para combater isso, equipes do governo se uniram na semana passada somente nas áreas especiais da QNM 12, 14 e 27, retiraram 98 toneladas de entulhos.

A retirada dos inservíveis é feita às terças e quintas-feiras, de acordo com o que foi previamente agendado entre a administração e o morador | Foto: GDF Presente

Na semana passada, com ajuda de equipamentos do GDF Presente, as atividades ganharam força. “Na semana em que o GDF Presente está aqui, aproveitamos a disponibilidade dos equipamentos do polo para atender, de forma eficiente, às demandas de retirada de inservíveis da população, feitas por meio do Disk Limpeza”, revela Tatiana Alves Sousa, gerente de Manutenção e Conservação da Administração de Ceilândia.

O Disk Limpeza já alcançou a marca de 20 toneladas de inservíveis recolhidos por mês, em Ceilândia

A retirada dos inservíveis é feita às terças e quintas-feiras, de acordo com o que foi previamente agendado entre administração e o morador. O objeto, no entanto, deve ser colocado na porta da residência no dia marcado.  Segundo Tatiana, o Disk Limpeza recebe, em média, 35 chamadas por semana, cerca de 140 ligações mensais. O serviço já alcançou a marca de 20 toneladas de inservíveis recolhidos por mês.

Cidade bem cuidada significa mais qualidade de vida para a comunidade. O esforço do GDF Presente e da Administração Regional de Ceilândia é importante para evitar o aparecimento de pragas urbanas, como moscas, baratas e ratos e a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito vetor da dengue. A ação também evita ainda o entupimento de bueiros com lixo descartados de forma irregular.

O coordenador do polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcacer, ressalta a persistência das equipes para ajudar a manter a cidade limpa e bem cuidada. “É um esforço conjunto que precisa ter colaboração também da população. O governo está fazendo a parte dele, mas ainda depende muito da consciência coletiva da população”, explica.

Foram utilizadas 30 toneladas de massa asfáltica na operação tapa-buracos | Foto: GDF Presente

Tapa-buracos

Ao mesmo tempo em que contribuiu na limpeza de Ceilândia, o GDF Presente também trabalhou na restauração do pavimento de ruas esburacadas. Foram utilizadas 30 toneladas de massa asfáltica na operação tapa-buracos realizada na QNM 1-  conjunto A, QNM 5 – conjunto L, QNM 7 – conjunto C, QNO 1 – conjuntos A e E, QNP 13 – conjunto V e QNP 19 – conjunto F.

Já na QNN 29, os trabalhos incluíram o isolamento, com meios-fios e balizadores, de uma área utilizada para o descarte irregular de lixo. O local foi limpo e depois delimitado com 20 peças de meios-fios e estacas para impedir a sua reutilização como ponto de descarte de lixo.

“É de extrema importância a presença de todas as secretarias na construção de um Distrito Federal melhor. O GDF Presente é um exemplo de que um governo unido é um governo forte”, ressalta o administrador da cidade, delegado Fernando Fernandes.  Confira vídeo com outras ações do GDF Presente:

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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