Geral

Diretrizes para a implementação do Novo Ensino Médio

Publicado

em


O curso “Novo Ensino Médio – as novas diretrizes para o Ensino Médio no Distrito Federal” teve início nesta segunda-feira (21), para 2.618 professores com uma live transmitida pelo canal da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), no YouTube.

“Trabalhamos todos unidos no mesmo objetivo: um Novo Ensino Médio para os nossos estudantes, um novo formato de ensino no qual quem vai sair ganhando são eles, nosso objetivo principal de trabalho”Fábio Sousa, subsecretário de Educação Básica

A aula inaugural teve a participação do secretário executivo Fábio Sousa; do subsecretário de Educação Básica (Subeb), Tiago Cortinaz; da subsecretária da Eape, Hélvia Paranaguá; da diretora de Ensino Médio, Érika Botelho; e da diretora da Organização Pedagógica e Pesquisa (Diop), Graça de Paula.

“Trabalhamos todos unidos no mesmo objetivo: um Novo Ensino Médio para os nossos estudantes, um novo formato de ensino no qual quem vai sair ganhando são eles, nosso objetivo principal de trabalho”, destacou Fábio Sousa.

De acordo com o subsecretário Tiago Cortinaz, por meio dessa estratégia de mudanças e adaptações no ensino, o Distrito Federal procura oferecer mais oportunidades e possibilidades para os estudantes. “Me orgulho por compor uma equipe muito qualificada que está hoje fortemente imbuída dos ideais da Secretaria de Estado de Educação, mas também das novidades que se aproximam e transformam de alguma forma as nossas práticas”, argumentou.

Já a subsecretária Hélvia Paranaguá afirmou que o curso de formação continuada é um canal de grande importância para que os profissionais de educação continuem sendo preparados com qualidade: “Hoje é um momento de muita alegria. Há quanto tempo nós ansiamos por uma reformulação curricular no nosso ensino médio. Uma proposta curricular tão diferente e tão ampla”, disse.

Curso

O curso, dividido em duas etapas, terá carga horária de 90h, com 13 encontros, incluindo mais quatro lives. A primeira etapa é de 21 de junho a 24 de setembro e a segunda de 27 de setembro a 10 de dezembro. A rede de formação e acompanhamento do Novo Ensino Médio é composta pelo Comitê Gestor Intersetorial – Equipe técnico-pedagógica das subsecretarias, equipes das regionais de ensino e escolas.

Para a diretora de Ensino Médio, Érika Botelho, a aula inaugural foi um marco para a educação do DF. O curso, que visa facilitar a implementação das melhorias no ensino, aborda as bases legais no Novo Ensino Médio; a organização do currículo por áreas de conhecimento e unidades temáticas; eixos estruturantes e possibilidades de criação de itinerários formativos de acordo com a realidade de cada unidade escola; projeto de vida e metodologias ativas.

“Esse momento é importante porque a gente consegue fazer uma formação continuada que atenda toda a rede. A formação continuada para o ensino médio iniciou em 2019 e desde então trabalhamos com a formação continuada para os professores da rede”, argumentou a diretora.

Implementação

Neste ano, a nova matriz está sendo implementada em 12 escolas-piloto:

➧ CED 03 do Guará
➧ CED 04 de Sobradinho
➧ CEMI do Gama
➧ CEM 03 de Taguatinga
➧ CEM 804 do Recanto das Emas
➧ CED 123 de Samambaia
➧ CEM 01 de Sobradinho
➧ CEM 03 do Gama
➧ CEM 12 de Ceilândia
➧ CEM 304 de Samambaia
➧ CEM 404 de Santa Maria
➧ CED São Francisco

A partir do ano que vem, irá se estender para as demais 80 unidades que ofertam esta etapa, totalizando 92 escolas. A implementação estará completa, para os três anos de curso, no ano de 2024.

Visite a página do Novo Ensino Médio.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA