Distrito Federal

Diálogos para o mundo inteiro em tempos de pandemia

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Arte, tecnologia e expressões criativas como meio para discutir temas que envolvem saúde mental. Essa foi a proposta do projeto The Art of Living – em livre tradução “A arte de viver”.

Por meio de parceria com escolas de Gana e dos Estados Unidos, 40 estudantes brasileiros dos centros interescolares de línguas (CILs) de Sobradinho, Taguatinga e Guará viveram uma experiência que eles mesmos descrevem como incrível: aulas ministradas em inglês com professores e estudantes dos três países para incentivar de forma lúdica a responsabilidade social, conexões entre culturas e pensamento crítico.

A participação dos CILs no projeto também foi pauta no canal FOX 5 de Washington DC (EUA) | Reproduções: Divulgação

Segundo a coordenadora intermediária do CIL do Guará, Ana Cristina Chaves, no decorrer dos encontros, ficou claro que nos três países os jovens participantes têm os mesmos anseios, medos, dificuldades e sonhos.

“A autoestima de todos também foi bem elevada, pois se sentiram capazes de se expressar com pessoas de outros países, se comunicando em inglês”, acrescenta.

Em entrevista para o canal FOX 5 de Washington DC (EUA), a professora americana Brittany Ann Dimyan, idealizadora do projeto, confirmou a experiência: “Durante a pandemia, os estudantes dos três países demonstraram dificuldades, anseios e medos comuns a todos. Eles se sentiram acolhidos pelo projeto e entenderam que não estão sozinhos nesse momento difícil”.

O projeto foi dividido em oito encontros virtuais, sempre às sextas-feiras pela manhã. Na última aula, os estudantes apresentaram os trabalhos finais, utilizando temas e manifestações artísticas discutidas ao longo do projeto.

O projeto final do estudante Gabriel Oliveira abordou um cenário de resiliência e esperança

Distância que aproxima

Gabriel Oliveira, 16 anos, estuda no CIL de Taguatinga e adorou a experiência. O projeto final do estudante abordou um cenário de resiliência e esperança.

“O projeto proporcionou uma atividade diferente para os estudantes, ao fazê-los dialogar com outros falantes de língua inglesa, abordando temas que giram em torno da saúde mental, muito importante nesse período de pandemia. Ao ouvir as histórias, os estudantes começavam a valorizar os temas e se identificar com os relatos. Eles também tinham contato com lições de vida valiosíssimas”, diz Gabriel.

O jovem espera que o trabalho tenha continuidade e está ansioso por uma nova edição. “Espero que esse projeto ocorra novamente; creio que todos que participaram gostaram muito e não tenho dúvidas de que essa experiência mudou a vida deles, assim como mudou a minha”, reforça.

Emoção dos professores participantes 

“Com o fim do projeto, do qual fomos piloto, fica a sensação de dever cumprido, gostinho de quero mais e orgulho por ver como aprender uma língua estrangeira é libertador, transformador e promissor. Todos fomos presenteados com esse projeto e criamos vínculos muito fortes”, conta Sandra Araújo, professora do CIL Taguatinga.

Já o professor Tibyriçá Valle, do CIL Sobradinho, fala sobre a sensação de ver os estudantes se conectarem ao mundo por intermédio de uma língua estrangeira: “Isso nos mostra o quanto nossos professores se dedicam e se esforçam para que nossos estudantes sejam capazes de expressar seus sentimentos e conhecimentos usando o idioma que escolheram estudar”.

A professora Rita Andrade, do CIL Guará, também se mostra realizada. “Me emocionei várias vezes com as partilhas deles, tanto sobre como eles estão vencendo suas barreiras e medos quanto em como os CILs fazem parte nessa formação de cidadãos para o mundo”, destaca.

* Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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