Política

Dia Nacional da Pecuária

Publicado

em

Hoje é o Dia Nacional da Pecuária, data em que se comemora uma das mais antigas práticas da humanidade. Para os cristãos, a criação de rebanhos consta na Bíblia na ocasião de quando Adão recebeu a tarefa de cuidar do Jardim do Éden e dos animais de lá, tornando assim, o primeiro homem, também o primeiro pecuarista. Saindo do campo da religião, basta pensar também que os caçadores-coletores da pré-história, que existiram há 100 mil anos, também faziam algo parecido, já que era mais cômodo caçar, prender o animal, e depois então, quando necessário, torná-lo alimento.

Certo é que a pecuária, que engloba não apenas a criação de bovinos, mas também a suinocultura, a ovinocultura, a produção avícola, entre outros, somente no Brasil, é hoje representada por um rebanho de mais de 200 milhões de cabeças de gado, praticamente um boi por pessoa; mais de 40 milhões de suínos; cerca de 11 milhões de caprinos; 19 milhões de ovinos; e mais de 1,4 bilhão de galináceos, o que torna a atividade uma das mais importantes para o Produto Interno Bruto do país (PIB), com mais de 8% de participação no mesmo.

No início da história do Brasil, a pecuária começou no Nordeste, mas a seca acabou migrando a atividade para o centro sul e para o oeste do país. Estados do Centro-Oeste representam hoje o principal centro pecuarista do Brasil, no que se refere à pecuária bovina, que tem por finalidade a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas como a carne, o leite e o couro.

O Sul e o Sudeste são os maiores produtores nacionais de aves, que têm como principais produtos, a carne e os ovos. A atividade na região aparece à frente da bovinocultura de corte ou leite, e está presente em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos agropecuários do país. Já no Nordeste predomina a criação de caprinos e muares, com destaque para a criação de cabras leiteiras.

Toda essa grandeza acontece pelas mãos de brasileiros que diariamente dedicam sua vida à atividade, e colocam o Brasil na liderança global quando o assunto é a pecuária. E é por isso que neste dia 14 de outubro, o setor tem muito a comemorar e, também, refletir sobre os desafios futuros para que, com planejamento e aprimoramento, possa manter sua importância no cenário nacional e global.

Significado

Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agropecuária. Por meio da pecuária, os seres humanos atendem a uma parte considerável de suas necessidades de proteínas (com uma pequena parte sendo satisfeita pela pesca e pela caça, além das proteínas presentes nos vegetais). Carne, seja ela bovina, bubalina, de aves, ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária.

Couro, lã e seda são, também, exemplos de fibras oriundas da pecuária e utilizados na indústria de vestimentas e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis. Alguns povos usam a força animal de bovídeos e equídeos para a realização de trabalho. Outros também usam o esterco seco como combustível para o preparo de alimentos.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA