Geral

Dia Mundial da Prematuridade é celebrado no Hospital e Maternidade Dona Regina

Publicado

em

A prematuridade muitas vezes é a realidade de muitas mães e bebês, sendo uma etapa de grandes dúvidas e receio para família. Por causa disso, desde 2011, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade. O intuito da data é sensibilizar sobre as necessidades e cuidados com bebês prematuros e seus familiares.

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), referência no Estado do Tocantins, para atendimento de gestações de alto risco e cuidado com bebês prematuros, promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, um momento alusivo ao Dia Mundial da Prematuridade. A programação especial contou com depoimentos de mães e funcionários do HMDR e teve a presença de mães nutrizes, bebês prematuros, servidores da maternidade, além de mães e crianças que foram assistidas na unidade hospitalar.

“A vida agora é celebrada com um gostinho a mais, pois temos mais motivos de festa”. Este é o relato da mamãe do pequeno Benício de três meses, Talita Melo de Sousa Medeiros. O guerreiro nasceu com 29 semanas, pesando 770 gramas, sua mãe realizou todo o pré-natal e parto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Eu não tenho parentes aqui, então, a minha rede de apoio durante meu parto foi a equipe do Dona Regina e foi um momento de misto de ansiedade e medo. Ninguém está preparado para um parto prematuro, mas todos cuidaram de mim. Desde o guarda, que quando eu chegava para ver meu bebê perguntava como ele estava, até os profissionais que faziam os cuidados direto”, afirmou a mamãe de primeira viagem, acrescentando que Benício ficou 80 dias de internação.

Talita complementa que o método canguru também foi importante no período de recuperação do Benício. “Toda família precisa estar junto neste momento, tive algumas complicações e meu esposo começou a fazer o método canguru no Benício, depois eu fiz e nunca mais parei, pois vejo que foi fundamental nossa ligação neste tempo. A equipe do método canguru do HMDR nos ensinou e auxiliou a como fazer essa aproximação”, finalizou.

A Coordenadora Estadual do Método Canguru, Guiomar Campos Araújo, explica que este evento é importante para chamar atenção para a prematuridade. “É uma programação que já faz parte do HMDR, na comemoração do Novembro Roxo e este ano decidimos fazer em frente ao hospital com a participação de mães nutrizes”. 

O diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa, relata que “este mês de novembro, que é dedicado à atenção da prematuridade, e neste dia, em especial, queremos alertar para o cuidado gestacional e apoiar os bebês e mães que passam por isto”, destacou. 

Doação de leite humano

A doação de leite humano é fundamental para a alimentação de bebês prematuros que estão internados. As mães que desejam ser doadoras de leite humano podem entrar em contato por meio do telefone 0800-646-8283 ou (63) 3218-7734.

Cuidados

As causas da prematuridade muitas vezes não são identificadas, porém a realização correta do pré-natal diminui significativamente os riscos de um parto prematuro. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente todas as etapas da gestação, com o pré-natal, parto e assistência, nos casos de bebês prematuros. Os recém-nascidos que nascem antes das 37 semanas são considerados prematuros.

Mães nutrizes, bebês prematuros e servidores da maternidade participaram do evento – Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Talita Melo de Sousa Medeiros e seu bebê Benício – Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Mães de bebês prematuros receberam lembranças da equipe do HMDR – Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA