Nacional

Dia do Astronauta tem atividades e exposições em Brasília

Publicado

em


“Em algum lugar, algo incrível espera ser descoberto”. Com a frase célebre, o escritor, filósofo e astrônomo Carl Sagan encantou gerações de crianças, que despertaram o interesse no cosmos e na ciência e que, hoje em dia, atuam nos mais diversos campos do conhecimento para desbravar a última fronteira: o espaço.

Motivadas pelo encanto do desconhecido e a exploração dos céus, jovens e crianças poderão investigar missões espaciais, ouvir mais sobre as origens do universo e dos organismos vivos, além de se aventurar no Planetário de Brasília durante o Dia do Astronauta – celebrado hoje (9).

A data faz alusão à viagem espacial do primeiro astronauta do Brasil, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que fará, a partir das 17h, as apresentações especiais Missão Centenário e Da Terra ao Universo. Realizada em 2006, a missão que colocou Pontes em órbita é considerada um marco do avanço brasileiro na conquista do espaço.

Entre as atividades que serão oferecidas para todas as faixas etárias estão filmes, exposições, oficinas de confecção e lançamento de foguetes de garrafa pet e dobraduras de nanossatélites.

A exposição também traz painéis que mostram tecnologias cotidianas desenvolvidas para missões ou que têm amplo uso em incursões espaciais, como navegação por GPS, computação em nuvem, filtros de água, sistemas de resgate e segurança e suas aplicações nos mais diversos setores.

Convidados especiais falarão sobre o Projeto Artemis, da agência aeroespacial norte-americana Nasa, que levará a primeira mulher e o primeiro homem negro à Lua em 2024 e que conta com a parceria do Brasil.

Leia a entrevista com Marcos Pontes sobre o Projeto Artemis:
» Pontes: missão Artemis é momento importante para comunidade científica

Outro tópico das apresentações será o lançamento de satélites brasileiros, como o Amazonia-1 – fruto de parcerias internacionais.

O evento do Dia do Astronauta ocorre de 9h às 18h e tem entrada franca.

Serviço:
Programação do Dia do Astronauta – MCTI e AEB. Domingo, 9 de janeiro de 2022, das 9h às 18h. Local: Planetário de Brasília, St. de Divulgação Cultural – Brasília, DF

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA