Geral
DF aplicou 215,2 mil doses em pessoas de outros estados
Só de Goiás, já foram imunizadas 64.778 pessoas com a D1, 25.911 com a D2 e 2.494 com a dose única
Em seis meses da campanha de vacinação contra a covid-19, o Distrito Federal vacinou, até a última quarta-feira (28), 1.266.903 pessoas com a primeira dose, 496.461 com a segunda dose e 50.863 com a dose única da vacina Janssen. Cerca de 12% do total de doses aplicadas foram em moradores de outros estados. A Secretaria de Saúde (SES) lembra que o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e que não restringe a vacinação com a primeira dose em pessoas que não vivem no DF.
Considerando os vacinados que moram em outras unidades da Federação, 154.350 pessoas receberam a D1, enquanto a D2 já imunizou 56.613 e 4.336 cidadãos tomaram a dose única. De Goiás, até o momento, foram vacinadas 64.778 pessoas com a D1 e 25.911 com a D2; com a dose única, 2.494. Já de Minas Gerais, 17.043 pessoas receberam a D1, enquanto 6.604 mineiros foram imunizados com a D2 e 360 com a dose única.
Confira, abaixo, os dados de procura da vacina no DF por moradores de todos os estados brasileiros.
Balanço semanal
O balanço semanal também mostra a cobertura vacinal obtida com a campanha. Até o momento, a SES já aplicou as duas doses em 100% das pessoas com 70 anos ou mais e se aproxima desse percentual incluindo quem tem entre 65 e 99 anos. Considerando a procura de cidadãos de outros estados, a vacinação das faixas etárias a partir dos 70 anos é de mais de 100%, pois registra a procura além da expectativa populacional prevista no DF.
Entre as pessoas com comorbidades, a Saúde já vacinou 62.723 cidadãos que têm hipertensão de difícil controle com complicações e 40.806 que convivem com diabetes mellitus. Confira no quadro abaixo.
*Com informações da Secretaria de Saúde
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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.
» Conheça a produção em vídeo premiada
Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.
“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.
Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.
“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.
COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.
Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.
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