Distrito Federal

Desenvolvimento social quer ouvir a população e os servidores

Publicado

em


A população do Distrito Federal vai contribuir para a elaboração do Planejamento Estratégico 2021-2023 da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O documento, que tem objetivo de direcionar as ações de toda a pasta para o triênio, vai ser elaborado de forma participativa.

“Vamos escutar tanto as demandas da sociedade quanto dos servidores”, destaca a secretária Mayara Noronha Rocha. “Esperamos receber sugestões de melhorias que possam ser implementadas pela Sedes no DF”, completa a gestora.

O cidadão precisa encaminhar propostas até 30 de junho por meio da consulta popular que disponibiliza um questionário, acessado pelo link, apontando a câmera do celular para o QR Code contido na imagem desta matéria ou pelo Linktree no perfil da Sedes no Instagram.

O intuito da pesquisa, que também vai ter uma versão direcionada internamente para os servidores da pasta via e-mail, é aprimorar o atendimento à população em todo o Distrito Federal, com metas bem definidas dentro de um planejamento estratégico trienal. Essa consulta é o primeiro passo para a construção do planejamento trienal, que vai ser composto de reuniões internas e consolidação do documento.

Planejamento Estratégico 2021-2023

Esse documento vai destacar metas objetivas para curto, médio e longo prazos. Essas bases de atuação vão ser alvo de monitoramento ao longo dos três anos de execução. Além das metas, o planejamento apresenta indicadores capazes de permitir a avaliação periódica quanto ao cumprimento dessas metas e o alcance dos objetivos.

“A elaboração do Planejamento Estratégico de forma colaborativa é essencial para a construção de um documento alinhado às necessidades da Sedes”, enfatiza a coordenadora de Formação, Parcerias e Redes, Amanda Amano. De acordo com ela, a opinião e a visão da população e dos servidores são parte fundamental desse processo de propostas de soluções e ideias inovadoras.

É por meio de um planejamento estratégico que é possível monitorar as ações da secretaria e os efeitos dessas na atuação direta da Política de Assistência Social. Ele é um instrumento de consulta e de melhoria dos serviços relacionados, no caso da Sedes, às áreas socioassistenciais e de segurança alimentar prestados, bem como a execução de programas, projetos e de fornecimento de benefícios.

*Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA