Política

Deputados realizaram 38 deliberações durante a semana

Publicado

em


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) encerrou a segunda semana de votações do mês de novembro com duas sessões ordinárias híbridas realizadas. Em virtude da morte de Iris Rezende, na terça-feira, 9, a sessão foi suspensa e não foram realizadas votações.

Nos encontros realizados, os parlamentares proporcionaram quórum qualificado para a votação de matérias e 38 deliberações foram feitas. As votações recaíram sobre proposições assinadas por deputados e pela Governadoria.

No rol das iniciativas pautadas durante a semana, sete passaram pela segunda apreciação e seguiram para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM). Foram quatro propostas parlamentares e três da Governadoria.

Projetos do Executivo votados em definitivo

Dentre as três matérias da Governadoria aprovadas em última instância, e que seguiram para sanção, a primeira delas trata de reestruturar as normas relativas à Gratificação de Atividades Socioeducativas (Gase), revogando a Lei Estadual nº 17.683, de 28 de junho de 2012. 

A matéria foi protocolada na Casa sob nº 8041/21 e, em sua justificativa, o governador Ronaldo Caiado (DEM) reforçou o caráter funcional da Gase e estabeleceu que as mudanças irão restringir as atribuições aos servidores que desenvolvem atividades diretamente ligadas ao sistema socioeducativo.

O projeto de lei nº 8119/21 também recebeu o aval definitivo dos deputados. Seu texto autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito, com garantia da União, no valor de 510 milhões de dólares com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial). A quantia corresponde a cerca de 2,8 bilhões de reais e será destinada à reestruturação da dívida de Goiás para liquidação de contrato de financiamento com repasse de recursos externos celebrado com o Banco do Brasil S.A.

Por fim, o projeto nº 8279/21 autoriza a abertura de crédito especial até o valor de R$ 9.986.445,85 ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). O recurso é destinado à regularização fundiária dos parques estaduais de Terra Ronca (PETeR), dos Pireneus (PEPi) e da Serra de Jaraguá (PESJ).

Projetos parlamentares votados em definitivo

Durante a semana seguiram para sanção também quatro propostas assinadas por deputados. A primeira delas é referente ao processo nº 6494/21, de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (sem partido), que concede o Título de Cidadania Goiana ao cearense de Crateús,  Francisco Raimundo Oliveira de Sousa.

Já o segundo projeto de lei parlamentar, que seguiu para sanção, trata de autorizar a prorrogação de prazo de execução e da conclusão do objeto de emendas parlamentares.  O processo de nº 8266/21 é de autoria do deputado Lissauer Vieira (PSB), presidente da Alego.

Com a medida, fica automaticamente prorrogado, por 24 meses, a contar de seu final, o prazo de execução pelos municípios do objeto das emendas parlamentares individuais impositivas constantes da Lei nº 20.419, de 18 de fevereiro de 2019, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2019; e da Lei nº 20.754, de 28 de janeiro de 2020, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2020, cujo plano de trabalho foi homologado por portaria do secretário de Estado da Saúde e cujos recursos já foram transferidos ao respectivo Fundo Municipal de Saúde.

Lissauer Vieira justifica sua iniciativa sob o argumento de que vários municípios beneficiados por emendas impositivas em 2020 tiveram dificuldade para executar, no prazo fixado, o objeto das emendas, apesar de terem recebido os valores. Enfatiza, ainda, o presidente da Alego, que, diante do escoamento do prazo, tais recursos deverão ser devolvidos ao Tesouro Estadual, causando prejuízos à população local, que deixará de ver efetivado o benefício esperado.

O terceiro projeto de lei parlamentar aprovado em definitivo durante a semana é o de nº 4586/19, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT). Seu texto altera a Lei n° 19.587, de 10 de janeiro de 2017, para dispor sobre prazo mínimo de requerimentos de isenção em concursos públicos.

Assim, a propositura acrescenta um parágrafo ao art. 23, da Lei n° 19.587, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos no âmbito da administração pública estadual para que o período de requerimento de isenção da taxa de inscrição seja de 10 dias, no mínimo.

Gomide explica que tal providência é necessária para proteger o direito das pessoas que desejam requerer a isenção da taxa de inscrição, pois atualmente não há qualquer limite e por isso os prazos são muito curtos. “Prazos de cinco e até três dias não são suficientes para que se possa divulgar o concurso e o período de requerimento de isenção, por isso a medida prevista pelo projeto de lei é benéfica”, esclarece.

Por fim os parlamentares aprovaram, em segunda e definitiva votação, projeto que autoriza o governador Ronaldo Caiado a transferir, ao município de Itarumã, o controle e gestão de trecho da Rodovia GO-206 em seu perímetro urbano. Protocolada com o nº 7125/21, a propositura é também de autoria do chefe do Poder Legislativo, o deputado Lissauer Vieira.

Novos processos legislativos

No decorrer da semana, foram protocoladas na Alego novas matérias. Dessas, 29 são referentes a projetos de lei ordinária, sendo 23 de iniciativa parlamentar, uma oriunda do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e cinco assinados pelo governador. Esses processos foram encaminhados para apreciação das comissões técnicas e podem constar, em breve, na pauta de votações do Plenário.

Além desses, a Alego recebeu dois Projetos de Emenda à Constituição (PEC) originários do Poder Executivo, e um projeto de resolução, assinado pela Mesa Diretora da Casa, que objetiva promover mudanças no Regimento Interno do Parlamento goiano. Do Executivo, ainda, foram protocolados dois vetos a projetos de lei aprovados anteriormente pelo Plenário, um parcial e um integral, totalizando 34 novos processos legislativos em tramitação na Assembleia.

Pauta para a próxima semana

Os deputados estaduais realizarão a primeira sessão deliberativa da próxima semana na terça-feira, 16. A sessão terá início às 15 horas e será realizada por meio do sistema híbrido. Na Ordem do Dia constam 66 matérias que contemplam iniciativas parlamentares, da Governadoria, e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

A pauta traz 18 proposições de iniciativa parlamentar em fase de votação definitiva e 43 em primeira etapa de apreciação. De autoria do Poder Executivo, constam três propostas em segunda apreciação e um veto parcial a projeto de lei aprovado anteriormente pelos parlamentares. Há também, para análise dos deputados, em apreciação única, o parecer prévio oriundo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) referente às contas anuais do Executivo no exercício de 2020.

Bolsa Estudo

Dentre os processos que serão submetidos à votação definitiva, está a proposta do Governo que institui em todo o território goiano o programa Bolsa Estudo. O texto foi protocolado na Casa sob nº 8308/21.

A iniciativa cria um mecanismo de transferência mensal de R$ 100,00 para cada aluno do ensino médio da rede estadual de ensino. Se o projeto receber sinal verde do Plenário, nessa segunda e definitiva fase de votação, ele estará apto a ser enviado para a sanção.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas na terça-feira, 16, consulte a pauta prévia.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA