Política

Deputado Amilton Filho, líder do MDB na Alego, avalia o primeiro semestre do ano e aponta os avanços dessa Legislatura

Publicado

em

Líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Legislativo goiano, o deputado Amilton Filho fez um balanço positivo do primeiro semestre de 2022. Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, o parlamentar destacou que os últimos meses foram marcados por muitas articulações onde houve um acirramento do debate político em função da proximidade das eleições. “Mas isso não impediu que continuássemos os trabalhos na Casa de Leis. Tivemos uma intensa votação de projetos e debates de assuntos importantes”, frisou Amilton.

O emedebista filiou-se ao partido no dia 31 de março de 2022. Amilton Filho foi eleito na primeira candidatura para o cargo de deputado estadual, em 2018, com mais de 16.400 votos. Durante a entrevista, ao fazer referência à imagem que o Legislativo tem perante a sociedade, o parlamentar avaliou que houve uma importante aproximação, segundo ele, nunca antes vista. “A própria mudança da sede, possibilitando o melhor acesso das pessoas, e o retorno do público presencial nas sessões, são exemplos. A imagem dos políticos na sociedade sempre é questionada por críticos e a Assembleia faz a sua parte, trabalhando sempre com a maior transparência possível”, pontuou.

Amilton destacou, ainda, que a Assembleia Legislativa avançou no resgate de sua autonomia política e financeira em relação ao Poder Executivo. “Nesta Legislatura, tivemos a oportunidade de aprovar as emendas impositivas que deram autonomia ao Parlamento e isso foi fundamental e também definiu de forma mais clara o duodécimo da Assembleia, onde pôde não ficar como um apêndice do Governo como em outros tempos. Antes, a Alego tinha uma dependência financeira do Governo do Estado e até para gastos do cotidiano, precisava-se de solicitar recursos para economia. Hoje não, temos recursos próprios para gerir nossas obrigações”, afirmou.

O parlamentar também comentou sobre o progresso na convivência e no diálogo político entre as bancadas governista e de oposição. “Podemos afirmar com tranquilidade que os trabalhos da Mesa, comandados pelo nosso presidente, Lissauer Vieira (PSD), deram oportunidade para todos os deputados exercerem seu papel no Parlamento goiano, sejam eles de situação ou oposição. Nunca uma fala foi cerceada, todos sempre podem expressar suas posições da maneira mais democrática e republicana possível”, avaliou.

Amilton considera como ponto de destaque nos trabalhos legislativos desse semestre, a facilitação do pagamento das emendas, por exemplo. “Vivemos em um momento onde a Assembleia Legislativa tem se tornado protagonista na distribuição de recursos aos municípios, principalmente para os menores que contam com pouca arrecadação e precisam deste envio para investir em saúde e educação”, frisou.

Expectativas para o segundo semestre

Já em relação ao segundo semestre, o emedebista acentuou os trabalhos dos parlamentares continuarão intensos. “As reuniões de comissões e sessões seguem e nosso trabalho permanece, agora, conciliando as atividades legislativas com a agenda externa. Inclusive, um outro legado dessa Legislatura são as sessões híbridas, as quais facilitam para nós que temos bases no interior do estado. Portanto, conseguiremos conciliar as agendas com o trabalho legislativo”, finalizou.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA