Geral

Da escola pública para uma universidade espanhola

Publicado

em


O sonho de Daniel Arruda Ulisses da Silva Sousa começa a tomar forma. Ele foi estudante da rede pública do Distrito Federal e vai cursar engenharia civil na Universidad de Jaén, da Espanha. Nesta segunda-feira (13), o embaixador Fernando García Casas recebeu o estudante na sede da Embaixada da Espanha no Brasil, junto com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, para parabenizá-lo pelo desempenho escolar.

Para ajudar nas primeiras despesas, como passagem e documentação, Daniel recebeu ajuda de colaboradores da cidade, que fizeram doações por meio de uma vaquinha on-line | Foto: Mary Leal/Secom-SEEDF

Daniel estudou no Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga e se formou no ciclo letivo de 2020. Conseguiu a bolsa pelo destaque no desempenho das aulas no projeto Escolas Interculturais Bilíngues, da Secretaria de Educação em parceria com a Embaixada da Espanha.

“Sempre vi o estudo da língua estrangeira como uma porta para o crescimento dos estudantes e esse projeto tem mostrado isso a jovens da nossa rede pública”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

“Esta é uma segunda-feira muito emocionante para todos nós. Daniel mereceu e vai estudar em uma das 800 melhores universidades do mundo. A Universidad de Jaén está entre as 50 melhores instituições criadas recentemente”, destacou Fernando García Casas.

“Essa oportunidade de estudo será um divisor de águas na vida do Daniel. Vai ser uma contribuição importantíssima na sua formação. Eu sempre vi o estudo da língua estrangeira como uma porta para o crescimento dos estudantes e esse projeto tem mostrado isso a jovens da nossa rede pública”, frisou Hélvia Paranaguá.

A bolsa de estudos conquistada por Daniel tem duração de quatro anos e inclui um valor anual de 2.200 euros para cobrir os custos de moradia. Para ajudar nas primeiras despesas, como passagem e documentação, colaboradores da cidade entregaram um presente ao estudante: fizeram doações, por meio de vaquinha on-line.

A Embaixada da Espanha e colaboradores da cidade também entregaram um presente a Daniel. Fizeram uma arrecadação financeira para ajudar nas despesas com o intercâmbio.

3escolas públicas do DF contam atualmente com o projeto Escolas Interculturais Bilingues

As aulas na Universidad de Jaén começam já em setembro e ele deve embarcar nos próximos dias. Daniel tem ótimas expectativas para essa nova jornada do conhecimento. “Já estou com o pezinho na Espanha. Estou muito emocionado e animado. Represento não só o CEM 3, mas todos os estudantes da rede pública”, diz.

“Tudo foi conquistado com a contribuição de muitos professores, família e amigos. É uma honra conhecer a cultura espanhola. Eu me apaixonei por esse país. Esse projeto vai agregar muito a todos que participam porque são momentos de compartilhamento de experiências inesquecíveis”, comemora o estudante.

“Essa oportunidade está sendo demais para todos. É o reconhecimento pelo esforço do Daniel que sempre foi bom filho. Ele me dá orgulho! Meu coração está apertado de ficar longe, mas estou feliz por ele”, disse Edna Ulisses, mãe do jovem.

A Embaixada da Espanha vai mandar 50 estudantes brasileiros para atuar na Universidad de Jaén por meio de projetos de incentivo a educação em vários estados.

Escola Interculturais Bilíngues

As atividades do projeto Escola Interculturais Bilíngues começaram em 2019 e, atualmente, funcionam em três escolas do Distrito Federal. Assim como o Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga tem parceria com a Embaixada da Espanha, o Centro Educacional do Lago Norte tem com a Embaixada da França e o Centro Educacional do Lago Sul com a Casa Thomas Jefferson.

As ações ocorrem no turno e contraturno com aulas de língua estrangeira. Os professores são todos da Secretaria de Educação e recebem preparação das parceiras.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA