Distrito Federal

Cultura seleciona 61 vídeos para o aniversário da cidade

Publicado

em


Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Para homenagear Brasília, material selecionado será exibido no canal da Secretaria de Cultura no YouTube| Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Ao agente cultural do Distrito Federal que já teve algum projeto fomentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) nos últimos 24 meses, essa é a chance de vê-lo estampar o canal do YouTube da pasta. O edital publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (25), vai selecionar 61 projetos já aprovados e executados pela Secec, em formato de videoregistro, que farão parte da programação do Festival Gira Cultura DF, em homenagem ao aniversário de 61 anos da capital.

“É uma celebração de bons projetos que patrocinamos num momento em que a Secretaria atua, dia e noite, para atenuar o cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras da cultura que estão, em sua maioria, com atividades econômicas suspensas”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

Os proponentes dos 61 projetos selecionados receberão R$ 2 mil, cada um, a título de premiação, num edital de aporte total de R$ 122 mil. Os projetos devem ser encaminhados em formato de videoregistro, com as devidas logomarcas da Secec, com condições técnicas para serem cedidos e transmitidos pelo canal no YouTube, no momento da inscrição.

“É uma celebração de bons projetos que patrocinamos num momento em que a Secretaria atua, dia e noite, para atenuar o cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras da cultura que estão, em sua maioria, com atividades econômicas suspensas”, observa o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Edital de premiação

As inscrições para o edital Gira Cultura Público n° 4 estão abertas e podem ser feitas até as 18h do dia 8 de abril, por meio de formulário eletrônico.

Poderão participar da seleção os agentes culturais que tiveram projetos contemplados com recursos da Secec, seja pelo Fundo de Apoio à Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio de execução de Termos de Fomento ou do Programa Conexão Cultura DF, por exemplo.

“Essa seleção vai proporcionar um amplo e diversificado painel de linguagens e de suas respectivas políticas públicas para cultura executadas pela Secec”, destacou a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Sol Montes.

Pontuação para libras

A avaliação dos projetos será feita por uma comissão de seleção formada por servidores da Secec, segundo critérios de qualidade técnica e artística do videoregistro inscrito. Os vídeos que estejam legendados e/ou com intérprete de libras terão pontuação extra.

O resultado provisório será publicado no site da secretaria e no DODF. Informações e esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail [email protected], em horário comercial.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA