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CriaBrasil discute, no Rio, economia criativa e sustentabilidade

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Com o tema Economia Criativa e Sustentabilidade, o evento CriaBrasil, idealizado por duas empresas e com patrocínio da prefeitura carioca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, ocupa o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, hoje (2) e amanhã. A promoção é gratuita.

Em formato presencial pela primeira vez após a pandemia da covid-19, o CriaBrasil reúne diversas ações interativas que unem cultura, educação, inovação e economia criativa. O objetivo principal é fomentar a cadeia de economia criativa.

Ao todo, 112 startups (empresas emergentes) participarão de oficinas, respondendo a desafios e apresentando soluções. As startups concorrerão ainda a prêmios na Maratona de Impacto Positivo, voltada também a instituições do terceiro setor, empreendedores e empresas de universidades.

Amanhã, os três melhores projetos de impacto, escolhidos por curadores, receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 5 mil para o primeiro colocado; R$ 2 mil para o segundo; e R$ 1 mil para o terceiro. Além disso, os vencedores receberão mentoria para continuar acelerando seus negócios.

Inscrições

Para se inscrever na maratona, os interessados têm de ter um ou mais projetos que atendam a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). À tarde, serão realizados painéis, palestras e apresentações gratuitos e abertos ao público.

Haverá também premiações para os Parceiros do Pacto Global, nas categorias academia e empreendedor. Serão entregues selo de validação às melhores iniciativas que estejam apoiando a causa dos ODS da ONU.

Os painéis serão compostos por diversos representantes de empresas e instituições consideradas referência em projetos de impacto, inovação, sustentabilidade e tecnologia.

Os interessados em participar da Maratona de Impacto Positivo, conhecer quem são os palestrantes ou se inteirar da programação podem acessar o CriaBrasil no Sympla.

Hoje, as palestras têm os seguintes temas: Brasil no Centro do Mapa e O Futuro Sustentável das Cidades e o Papel da Economia Criativa.  

Educar para Inovar e Criando uma empresa Sustentável são os assuntos desta quinta-feira (3).

As duas edições anteriores foram realizadas online durante a pandemia. Já a primeira, em 2019, ocorreu na Biblioteca Parque e foi destinada a estudantes e professores das escolas públicas municipais.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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