Nacional

Corinthians promove exames de mamografia Neo Química Arena

Publicado

em

O Sport Club Corinthians Paulista promove, desde o último dia 18, ações para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Como parte da Campanha Outubro Rosa, o clube disponibiliza na Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, uma carreta com equipamentos para a realização de mamografia, o principal exame para rastrear pacientes sem sintomas. A mobilização tem como objetivo disseminar dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde. O serviço estará disponível até o dia 26 de outubro.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. Apenas no dia 26 o atendimento será das 8h às 12h. Serão distribuídas 50 senhas por dia, a partir das 8h, para o atendimento do mesmo dia. Para ser atendida, a paciente deve levar pedido médico do SUS, cartão do SUS e RG (para mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos); apenas RG e cartão do SUS (para mulheres de 50 a 69 anos). O pedido médico pode ser assinado por uma enfermeira.

Preparo para o exame

Quem for fazer a mamografia não pode utilizar desodorante nem cremes hidratantes no dia do exame; deve ter realizado mamografia há, pelo menos, um ano e se o último exame tiver sido feito há menos de um ano, é preciso apresentar uma carta do médico informando. As imagens do exame são entregues no ato para a paciente e o laudo pode ser retirado pelo site mulheresdepeito.fidi.org.br. Informações mais detalhadas são passadas para a paciente no ato da abertura de ficha.

A ação é executada pelo Corinthians em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Hospital Santa Marcelina e da FIDI Medicina Diagnóstica. O estádio do Corinthians fica na avenida Miguel Ignácio Curi, 111, no bairro de Artur Alvim, zona Leste da cidade.

Casos

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer no sexo feminino e constitui a neoplasia mais comum entre as mulheres, sendo menos incidente apenas que o câncer de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de aparecimento de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama somente em 2022. Outros tipos de câncer mais incidentes nas mulheres são o do colo do útero, com estimativa de 16.700 casos; o colorretal, com 20 mil casos novos; e o câncer de pulmão, que responde por mais de 12 mil casos a cada ano, no triênio 2020-2022, segundo o Inca.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 40% de todos os cânceres poderiam ser prevenidos ou terem reduzida a incidência de casos novos se as pessoas mantivessem hábitos de vida saudável. Eles incluem uma dieta balanceada e rica em fibras, evitar excessos de carne vermelha, evitar excesso de bebida alcoólica, não fumar, manter atividade física regular, evitar sobrepeso e obesidade.

Quando diagnosticado no início, a taxa de cura do câncer de mama é alta, chegando a 90%. E iniciado logo após o diagnóstico, o tratamento aumenta a sobrevida e as chances de cura da paciente. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia de rastreamento anual a partir dos 40 anos para mulheres de risco habitual e a partir dos 30 anos para mulheres de alto risco. O Ministério da Saúde recomenda mamografia de rastreamento a partir dos 50 anos e anual a partir dos 35 anos para mulheres de alto risco. Mas, a mamografia diagnóstica, aquela que é solicitada para elucidação de alterações palpáveis, deve ser realizada em qualquer idade sempre que necessário.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA