Geral

Conheça Manoel, o gatinho salvo pelo Hospital Público Veterinário

Publicado

em


O serviço do Hospital Veterinário Público (Hvep), gerido pelo Instituto Brasília Ambiental, presta um atendimento necessário e muito importante à população do Distrito Federal. A constatação é do técnico em eletrônica, Sandes Rodrigues de Souza, morador de Ceilândia Sul, tutor do gatinho Manoel, que chegou quase morto ao local e hoje se encontra totalmente recuperado.

No hospital Manoel recebeu, imediatamente, medicação e soro, porque estava muito desidratado | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O tutor conta que Manoel é o gatinho de estimação de sua filha, Letícia Rodrigues, de 13 anos. No último mês de julho, o animal fugiu de casa, ficando desaparecido por alguns dias. A família fez de tudo para encontrá-lo e conseguiu. Porém, ele retornou em um estado lastimável.

“Estava muito machucado, tinha um enorme abscesso no pescoço, parecia que ia a óbito”, explica Sandes de Souza.

Após o ocorrido, decidiram levar o gato ao Hvep, onde ele foi atendido em regime de emergência.

“No hospital recebeu, imediatamente, medicação e soro, porque estava muito desidratado. Pediram para eu retornar no outro dia porque, talvez, ele precisasse ser submetido a uma cirurgia. Havia a suspeita de rasgadura na traqueia, que imaginamos ter ocorrido na provável briga que ele se meteu na rua”, narra.

Mas, no retorno, foi verificado que a traqueia não havia sido rasgada. Era só muita secreção devido ao alto grau de inflamação na área. A médica veterinária, Ana Raquel, responsável pelo atendimento do Manoel, fez o procedimento de retirada da secreção.

O gatinho ficou aberto durante uma semana até que a inflamação local cedesse. Achávamos até que ele não sobreviveria. Mas ele foi guerreiro e conseguiu se recuperar”, comemora o tutor.

Souza afirma estar muito satisfeito com o atendimento do Hvep. “O Hospital Veterinário Público é uma das melhores coisas já feitas no DF. Nas vezes que estive lá conversei bastante com muita gente e todos são unânimes em dizer que não teriam condições de pagar por atendimento a seus bichinhos de estimação no nível de qualidade que é ofertado lá”, ressalta o tutor do Manoel.

Ele compartilha ainda que, segundo um levantamento que fez, o procedimento que o gatinho foi submetido no Hvep custaria, em clínicas particulares, mais de R$ 10 mil. “Eu não teria condições de arcar. Teria que vender um rim para salvar o Manoel”, brinca.

Souza explica que Manoel representa muito para toda a família, em especial, para sua filha. “É como se fosse um membro da família. Todos torcíamos para que sarasse. Seria muito doloroso se ele tivesse sucumbido. Mas o importante é que deu tudo certo”, ressalta.

Desempenho

De janeiro a 13 de agosto, deste ano, o Hvep realizou 107.368 atendimentos. A unidade permanece no processo de transição, destinando 50% dos agendamentos para a modalidade eletrônica, por meio do agenda.df.gov.br, e 50% para o atendimento presencial. Os casos emergenciais não necessitam de agendamento.

* Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA