Distrito Federal

Confira o que abre e fecha no Dia do Trabalhador

Publicado

em


Este sábado (1º) é um dia normal de descanso para muitos brasilienses e moradores vindos de todos os estados que residem no Distrito Federal. Mas coincide com o feriado do Dia do Trabalhador. Portanto, alguns estabelecimentos públicos que costumam funcionar aos sábados estarão fechados. É o caso dos 14 restaurantes comunitários do DF, que aos sábados normalmente servem almoço das 11h às 14h, mas não funcionarão.

Zoológico funcionará normalmente | Foto Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Confira o que abre e o que fecha:

Saúde/vacinação

As emergências dos hospitais, as seis unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os centros de Atenção Psicossocial (CAPs) tipo III funcionarão normalmente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

A vacinação contra a covid-19 está mantida durante o feriado e, também, no d0mingo (2). A lista de pontos que estarão abertos pode ser conferida no link da Secretaria de Saúde 

Os ambulatórios dos hospitais, as unidades básicas de Saúde (UBSs), as farmácias de alto custo, a Fundação Hemocentro de Brasília e os CAPs tipos I e II ficarão fechadas e voltam a funcionar segunda-feira (3).

Transporte público

O transporte público coletivo do DF vai operar durante o feriado. Os passageiros podem conferir os horários das viagens por meio do site DF no Ponto

O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento será das 7h às 19h. Está mantida a circulação de, pelo menos, cinco trens durante esse período. Com essa quantidade de trens, os intervalos são de 18 minutos no tronco (Central-Águas Claras) e de 36 minutos nos ramais (Ceilândia e Samambaia).

Segurança

Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), os batalhões da Polícia Militar (PMDF) e as delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionarão em regime de plantão ininterrupto de 24h. Já a Delegacia Eletrônica da PCDF atende 24 horas por dia.

Defesa Civil

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil estará disponível para atender todo o DF, em esquema de plantão neste feriado do Dia do Trabalhador. Os acionamentos deverão ser feitos via 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

BRB

As agências e correspondentes bancários não abrem aos sábados e estarão fechadas.

SLU

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai funcionar normalmente. Isso inclui a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as gerências de limpeza e de tratamento (usinas) e os papa-entulhos. A coleta de lixo (seletiva e convencional) será realizada conforme calendário normal.

Neoenergia e Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, no feriado de 1º de maio, as equipes de manutenção trabalharão em regime de plantão e não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, Agência Virtual, App, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente. Em casos de falta de energia, a Neoenergia Distribuição Brasília, sucessora da CEB, pode ser acionada pelo telefone 116.

Na Hora

As unidades do Na Hora, Procon e Conselhos Tutelares não funcionarão no feriado.

DER/DF

Neste sábado, o Eixão do Lazer estará aberto, portanto o fluxo de veículos será interrompido de 6h às 18h. O fechamento para os carros também acontece domingo.

Unidades socioassistenciais

Todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechados, como já acontece aos sábados. Os dois Centros Pop vão funcionar normalmente, das 8h às 18h. A Unidade de Proteção Social 24h e as unidades de acolhimento, Alojamento Provisório de Ceilândia, as Casas de Passagem e os abrigos para idosos, crianças e adolescentes, funcionam normalmente, 24h por dia. A UPS 24h, que fica na L2 Sul, é a unidade responsável pelo recebimento das demandas de auxílio por morte para sepultamentos referentes a covid-19.

Restaurantes comunitários

As 14 unidades estarão fechadas no sábado, dia 1º de maio.

Ceasa

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) informa que, neste sábado, o funcionamento será normal no Mercado. Funcionam o Varejão, o Mercado da Agricultura Familiar, o Mercado Orgânico, o Mercado do Peixe e a Central Flores

Torre de TV

O BRB informa que a Torre de TV reabre suas portas ao público neste sábado. O horário de funcionamento será entre 9h e 18h, inclusive no domingo. A visitação permanece ocorrendo em estrita obediência aos protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde, por conta da pandemia da covid-19. O acesso ao mirante é por ordem de chegada e, atendendo às medidas de distanciamento social, são permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília estará aberto para visitação normalmente, das 9h às 17h. O JBB só não abre às segundas-feiras para manutenção. Os restaurantes que funcionam no local estão fechados, mas os quiosques estão abertos.

Zoológico

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília informa que o local estará aberto normalmente para visitação entre 9h e 17h.

Parques também vão funcionar no feriado | Foto: Agência Brasília

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todos os Parques Ecológicos administrados pelo órgão funcionarão normalmente nesta quarta (21). São eles:

> Parque Recreativo do Gama: 6h às 18h
> Parque Distrital das Copaíbas: 8h às 18h
> Monumento Natural Dom Bosco: 6h às 20h
> Parque Ecológico do Paranoá: 6h às 18h
> Parque Ecológico Sucupira: 6h às 20h
> Parque Ecológico do Lago Norte: 6h às 18h
> Parque Ecológico da Asa Sul: 6h às 20h
> Parque Ecológico Olhos d’Água: 5h30 às 20h (portão principal); 6h às 18h (portões laterais)
> Parque Ecológico Ezechias Heringer: 6h às 22h
> Parque Ecológico do Riacho Fundo: 6h às 18h
> Parque Ecológico Areal: 6h às 18h
> Parque Ecológico Veredinha: 6h às 22h
> Parque Ecológico Cortado: 6h às 18h
> Parque Ecológico Três Meninas: 7h às 18h
> Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul: 6h às 18h
> Parque Ecológico Península Sul: 6h às 22h.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA