Minas Gerais

Comitê Gestor Pró-Brumadinho manifesta solidariedade às vítimas do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão

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O Comitê Gestor Pró-Brumadinho, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), manifesta solidariedade às vítimas do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale S.A., que completa dois anos nesta segunda-feira (25/1). A ruptura causou a morte de 272 pessoas, sendo 2 nascituros, representando um dano irreparável.

Instituído em 2019, o Comitê Gestor Pró-Brumadinho tem como finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações a serem executadas no âmbito estadual em função da ruptura da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, e de suas repercussões na Bacia do Rio Paraopeba.

A atuação do Comitê se pauta pelo empenho na articulação, com diálogo, transparência e compromisso com o interesse público, dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, e na interlocução com diversos atores, como as comunidades atingidas, os representantes das famílias das vítimas fatais, as instituições de justiça estaduais e federais, entre outros.

Entre as ações desenvolvidas, está a negociação, mediada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), entre o Poder Público (Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais e Ministério Público Federal) e a empresa Vale para antecipar a reparação dos danos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento em Brumadinho e evitar, assim, o litígio de anos na Justiça.

Também são realizadas articulações para obtenção de recursos, junto à Vale S.A., no âmbito das Ações Civis Públicas em curso, e peticionamento de R$ 54 bilhões para pagamento pela Vale como indenização aos danos morais e coletivos do rompimento.

Outras ações do Comitê em andamento incluem a coordenação da execução de projetos emergenciais, como a implantação de biofábrica da Wolbachia, no âmbito do plano de contenção de vetores, e a reestruturação do Laboratório Central da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Também está sendo coordenada a elaboração dos Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e de Avaliação de Risco Ecológico e do Programa de Educação Ambiental da Bacia do Paraopeba.

O Comitê Gestor Pró-Brumadinho registra o apoio e o empenho de todo o esforço necessário para atendimento às demandas da Associação dos Familiares de Vítimas do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (Avabrum), que incluem a continuidade da operação de busca das 11 joias ainda não encontradas e a implantação de um Memorial que ressignifique a dor e seja um tributo à vida.

Neste dia, o Comitê reforça seu compromisso de continuar trabalhando na busca de soluções para que a reparação justa, célere e efetiva da região atingida e de toda a sociedade mineira seja alcançada, fortalecendo serviços públicos, atendendo à demanda das comunidades e contribuindo para que a tragédia não seja esquecida e que também não se repita.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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