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Comissão discute implementação da Agenda 2030

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A Comissão Distrital para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável deu início, nesta sexta-feira (6), aos trabalhos de promoção das ações de implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Distrito Federal. O grupo é formado por membros titulares e suplentes das secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente, de Educação e de Economia, além do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) e da Casa Civil.

Na primeira reunião, realizada de forma virtual, a comissão fez uma apresentação dos integrantes e suas visões a respeito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como ações que o GDF vem implementando no âmbito da Agenda 2030.

Na primeira reunião da Comissão Distrital, sob a coordenação da Secretaria de Economia, foi ressaltada a importância da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a gestão pública do DF | Imagem: Divulgação/Seec

A coordenação do grupo está sob responsabilidade da Secretaria de Economia (Seec), por intermédio da Secretaria Executiva de Planejamento. O secretário executivo Maurílio Rocha, ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância da Agenda 2030 e dos ODS para a gestão pública do DF. “Esta primeira reunião visa identificar as iniciativas em andamento vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060, bem como elaborar o plano de ação para as atividades da Comissão”, afirmou.

“A Agenda 2030 e os ODS já são referências para todas as nossas ações internas. Assinamos, nos últimos anos, uma série de declarações e participamos de uma série de iniciativas que levam em conta a sustentabilidade. Pavimentar esse caminho com essas metas é muito importante para nós”Marília Marreco Cerqueira, secretária executiva de Meio Ambiente

A assessora especial Louise Alves, representante do EAI, destacou a importância das diretrizes propostas pela ONU como forma de projetar o DF no mundo. “É importante falarmos sobre reativar a Agenda 2030 no âmbito do GDF, pois temos notado que os editais e premiações internacionais que participamos são atrelados a algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, apontou. “Como representante internacional do governo, o EAI tem trabalhado com nossa rede de parceiros internacionais para encontrar ferramentas de comunicação das nossas ações aos ODS. Brasília está comprometida com o cumprimento desses objetivos”.

A Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável é um conjunto de metas, norteadores e perspectivas definidos pelas Nações Unidas em 2015, com o objetivo de atingir a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos, sem comprometer o meio ambiente e, consequentemente, as gerações futuras.

Ao todo, são 17 eixos de ação, disponibilizados pelo GDF na página do EAI, onde o cidadão encontra um detalhamento completo dos ODS e também as diversas ações já promovidas pelo poder público alinhadas com as propostas da ONU.

A secretária executiva de Meio Ambiente, Marília Marreco Cerqueira, destacou que a pasta já vem se valendo das diretrizes internacionais como norte nas ações implementadas. “A Agenda 2030 e os ODS já são referências para todas as nossas ações internas. Assinamos, nos últimos anos, uma série de declarações e participamos de uma série de iniciativas que levam em conta a sustentabilidade. Pavimentar esse caminho com essas metas é muito importante para nós”, disse.

“Já trabalhamos com a educação ambiental e com educação sustentável dentro das escolas. Sabemos da enorme importância da Secretaria de Educação, por sua capilaridade na sociedade, com mais de 600 escolas públicas, na implementação e propagação das ações”Davir Fernando da Silva, professor

Na área social, o governo também já vem promovendo ações alinhadas aos ODS, como afirma o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) João Miguel Gonzaga. “A secretaria já realiza uma série de políticas públicas permanentes para as pessoas que mais necessitam de apoio do poder público e que estão alinhadas aos ODS. São ações para pessoas LGBTQIA+, refugiados, inclusive índios venezuelanos, em uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados [Acnur], além de pessoas em situação de rua, idosos e a população em vulnerabilidade social”, apontou.

Na mesma linha, o representante da Educação, o professor David Fernando Nogueira da Silva, fez um panorama de como o setor pode ajudar na implementação da agenda. “Já trabalhamos com a educação ambiental e com educação sustentável dentro das escolas. Sabemos da enorme importância da Secretaria de Educação, por sua capilaridade na sociedade, com mais de 600 escolas públicas, na implementação e propagação das ações”, afirmou ele.

Alinhamento

O GDF tem buscado, desde 2019, olhar de forma definitiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como norteadores de suas políticas, tendo em vista que Brasília aderiu formalmente à Agenda 2030 e criou a Comissão Distrital para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Desde então, o trabalho do GDF tem sido no intuito de promover um alinhamento de suas diretrizes aos itens da Agenda 2030, tendo correlacionado seus 17 objetivos aos oito eixos do Plano Estratégico do Distrito Federal (PEDF) 2019-2060. Além disso, o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que representa o instrumento de planejamento governamental, foi construído tomando por base a Agenda 2030, sempre com o objetivo de garantir efeitos de longo prazo às políticas públicas.

A partir desse primeiro encontro, a Comissão Distrital para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável deve promover reuniões mensais para analisar o andamento de diversos programas governamentais e buscar a intersecção das ações entre os diferentes setores em prol do alinhamento à Agenda 2030, além de produzir um relatório com um plano de trabalho para ações futuras. “Será um plano construído a várias mãos, com um intercâmbio de informações muito importante, em contato com outras unidades da federação e também organizações internacionais”, concluiu o coordenador do grupo, Maurílio de Moura Lima Rocha.

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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