Política

Comissão de Finanças dá aval para reajuste da pensão paga a vítimas do Césio-137 e oito projetos vão para relatoria

Publicado

em


No retorno às atividades legislativas, a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, realizou, nesta quarta-feira, 4, a primeira reunião híbrida desse segundo semestre para deliberar e distribuir matérias. Durante o encontro, o presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), distribuiu oito proposições para relatoria e colocou dois projetos em votação.

O colegiado aprovou o relatório do deputado Álvaro Guimarães (DEM) à matéria de nº 1638/19, que reajusta os valores das pensões especiais vitalícias auferidas pelas vítimas do acidente radiológico com o Césio 137, ocorrido em Goiânia, em 1987, concedidas pela Lei nº 10.997, de 3 de outubro de 1989. O texto, assinado pelo deputado Major Araújo (PSL), recebeu parecer pela aprovação, desde que adotadas as emendas apensadas à matéria.

“O reajuste se justifica, na medida em que esses valores sofreram significativas perdas em decorrência da inflação, provocando grande impacto no poder aquisitivo dos pensionistas, levando em consideração que essas pensões são equivalentes ao salário mínimo vigente no País e que, no mês de janeiro, esse salário foi reajustado para 998,00”, esclarece a redação da propositura. Major Araújo defende, ainda, que “os pensionistas do Césio têm grandes gastos com medicamentos e em muitos casos esses valores não chegam a cobrir os gastos com remédios”.

A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento também aprovou o parecer do relator, deputado Rubens Marques (Pros), pelo arquivamento da matéria de n° 4475/17, enviada à Assembleia Legislativa pela Secretaria de Estado da Saúde. A proposição encaminha relatório de execução referente ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT)/ Instituto Sócrates Guanaes (ISG).  

Matérias distribuídas para relatoria

Processo nº 6000/21 – Ministério da Cidadania – Comunica celebração do convênio nº 897889/2020. Distribuído ao deputado Chico KGL (DEM) para relatoria.

Processo nº 3688/20 – Deputado Vinícius Cirqueira (Pros) – Altera a Lei nº 8.428 de 10 de abril de 1978, que disciplina a segurança de pessoas e bens, no tocante à proteção contra incêndio e pânico, a fim de instituir a taxa de segurança contra incêndio. Distribuído ao deputado Helio de Sousa (PSDB) para relatoria.

Processo nº 5839/2021 – Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – Trata da liberação de recursos financeiros, por meio do convênio MAPA nº 893382/2019. Distribuído ao deputado Rubens Marques (Pros) para relatoria.

Processo nº 2916/20 – Deputado Julio Pina (PRTB) – Assegura a gratuidade no sistema de transporte público em Goiás aos profissionais de saúde pública, durante o período de vigência do estado de calamidade pública. Distribuído ao deputado Amauri Ribeiro (Patriota) para relatoria.

Processo nº 3498/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto (DEM) – Proíbe a participação em licitações e celebração com o poder público estadual, empresas que não cumprem com contratos ativos. Distribuído ao deputado Chico KGL (DEM) para relatoria.

Processo nº 3763/20 – Deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) – Institui a Política Estadual de Promoção da Transparência. Distribuído ao deputado Helio de Sousa (PSDB) para relatoria.

Processo nº 6050/21 –  Ministério da Cidadania – Comunica celebração do convênio nº 904059/2020. Distribuído ao deputado Rubens Marques (Pros) para relatoria.

Processo nº 3697/20 – Deputado Talles Barreto (PSDB) – Dispõe sobre a isenção do ICMS da conta de energia para contribuintes que utilizarem geradores de energia solar. Distribuído ao deputado Amauri Ribeiro (Patriota) para relatoria.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA