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Começa vacinação de crianças com idade entre 8 e 10 anos – Agência Brasília

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O casal Pedro e Andréia Batista Palácio comemoraram a aplicação da vacina no filho Leonardo. “Vacinas salvam vidas”, reforçou a mãe do garoto de 9 anos | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A manhã foi de movimento infantil nas unidades básicas de saúde com o início da vacinação contra a covid-19 para quem tem  de 8 a 10 anos. A Secretaria de Saúde ampliou o público-alvo da campanha após a chegada de mais 16,3 mil doses pediátricas da vacina Pfizer-BioNTech na terça-feira (18).

Em 18 pontos de vacinação, é possível vacinar os pequenos contra o coronavírus. A imunização continua para quem tem 11 anos, ou entre 5 e 7 anos e possui alguma comorbidade ou deficiência.

“Estou muito feliz de ter finalmente vacinado nosso filho. Aguardamos muito esse momento”Pedro Batista Palácio, pai do pequeno Leonardo Batista Palácio, de 9 anos

Logo no primeiro dia que abriu a vacinação para a nova faixa etária, o pequeno Leonardo Batista Palácio, de 9 anos, compareceu à UBS 1 do Cruzeiro acompanhado dos pais, a professora Andréia Batista Palácio, de 46 anos, e o marido Pedro Batista Palácio, de 40 anos. “Estou muito feliz de ter finalmente vacinado nosso filho. Aguardamos muito esse momento”, comemora o pai. “Vacinas salvam vidas. Vacina sim!”, completa a mãe.

Também na UBS 1 do Cruzeiro, Sebastião Clemente Carneiro Neto, 48 anos, funcionário público, levou o filho Marcus Vinicius Freitas Carneiro, de 8 anos, para receber sua dose e fez um apelo para que os pais levem as crianças às salas de vacina. “Temos uma responsabilidade social muito grande como pais”, enfatiza.

A Unidade Básica de Saúde 1 (UBS) do Cruzeiro recebeu uma grande quantidade de pais e crianças no primeiro dia de aplicação das vacinas no público infantil

Emoção

Na UBS 1 do Guará, o clima era de emoção. Para a família de Kamile de Oliveira dos Santos Paixão, de 43 anos, o sentimento veio em dose tripla. Isso porque os três filhos da pesquisadora receberam o imunizante. Matheus Felipe Figueiredo de Oliveira Paixão, 11 anos, vacinou ainda no domingo (16), primeiro dia de campanha para o público infantil. Os irmãos de Matheus, Mariana e Marcelo Figueiredo de Oliveira Paixão, 9 e 8 anos, respectivamente, foram vacinados nesta quarta (19). “Os três estão vacinados. Só agradecer a Deus e ao SUS”, disse a mãe, Kamile, com a voz embargada.

A ampliação da faixa etária para a vacinação do público infantil alcança um número superior a 115 crianças no Distrito Federal

Atuando na linha de frente, a fisioterapeuta Joyce Oliveira aguardou muito o momento de poder vacinar os dois filhos: Felipe Oliveira, 10 anos, e Isabela Oliveira, 8 anos. Ambos tomaram a vacina nesta quarta na UBS 1 do Guará. “Esperamos dois anos por isso. O coração está cheio de alegria”, compartilha Joyce.

De acordo com dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), no DF vivem 115.428 crianças na faixa etária de 8 a 10 anos. Na faixa de 11 anos, são 40.094.

Para as crianças com comorbidades ou deficiência permanente, é preciso apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica, de acordo com a lista de comorbidades indicadas como prioridade. Crianças que tenham tomado outras vacinas recentemente devem esperar 15 dias para receber o imunizante contra a covid-19.

Após a vacinação, é importante esperar 20 minutos no local para observação. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose deverá ser de oito semanas para o público infantil entre 5 e 11 anos. Caso a criança complete 12 anos durante o intervalo, ela deverá seguir na vacinação infantil.

A Secretaria de Saúde aguarda o recebimento previsto de mais 39,9 mil doses até o fim do mês. Em fevereiro, a previsão é da chegada de outras 94,5 mil doses e, no mês de março, 109 mil vacinas.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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