Goiás

Começa a Semana do Artesão Goiano

Publicado

em


A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, abriu oficialmente, nesta segunda-feira (15/3), a Semana do Artesão Goiano. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, o evento on-line segue com ampla programação até a próxima sexta-feira, 19 de março. A data tem um motivo especial: é quando se comemora o dia mundial do artesão. “O trabalho do governador é valorizar nossa cultura e mostrar ao Brasil e ao mundo o que Goiás tem de melhor. O artesanato é parte fundamental, pois são essas mãos que constroem nosso futuro e valorizam nossa história”, destacou a primeira-dama.

Na solenidade, também virtual, Gracinha Caiado esteve acompanhada pelo titular da Retomada e interino da Secretaria de Estado de Cultura  (Secult), César Moura, que lançou um selo postal comemorativo do artesanato goiano. “Agora todo artesão goiano vai poder despachar sua obra ou encomenda para o Brasil ou para fora, utilizando esse selo, que é o primeiro de muitos”, explicou Moura. “Vamos fazer anualmente um selo, em parceria com os Correios, para valorizar o artesanato goiano”, completou, ao lembrar que a iniciativa ainda envolve o GPS.

Tanto a semana quanto o selo são algumas das várias atividades desenvolvidas pelo Executivo estadual para fortalecer o setor neste momento de pandemia. Gracinha reiterou que o governador Ronaldo Caiado entende que não se pode esperar para salvar o microempresário, incentivar a geração de renda e de empregos. “Precisamos nos reinventar, encontrar caminhos, construir pontes e superar obstáculos. E não podemos fazer isso sozinhos”, comentou a coordenadora do GPS. “Estamos aprendendo novos jeitos de trabalhar e comunicar. É papel do governo ajudar aos empresários, especialmente os pequenos, para que tenham apoio neste momento”, completou.

No entanto, não é de agora que o artesanato recebe a atenção do Estado. “No ano passado, quando César Moura e eu estivemos em Olhos D’Água, capital do artesanato em Goiás, tínhamos tantos planos para esse nosso encontro de hoje”, recordou-se a primeira-dama. “Desde quando começamos a organizar o SAG [Sistema do Artesanato de Goiás], planejávamos realizar um grande evento presencial, com exposições dos nossos artesãos para que as pessoas pudessem visitar e conhecer de perto os produtos. Infelizmente, vivemos hoje o pior momento da pandemia no Brasil. Por isso, é preciso muito cuidado”, ponderou, ao falar sobre o cumprimento dos protocolos sanitários.

O secretário César Moura acrescentou que a Semana do Artesão serve para deixar os artistas “mais empoderados, confiantes e unidos”.

Envolvimento
“Goiás possui o artesanato mais bonito do país, senão do mundo. Mas nossos artesãos vêm passando por situações complicadas devido à pandemia”, pontuou a secretária de Cultura de Alexânia, Karla Katiuscia, que agradeceu a Gracinha e Moura por todo empenho em prol do setor. “Essa valorização é muito importante, pois as pessoas precisam entender que, ao adquirir o artesanato, a pessoa adquire a história de vida do artesão e a leva para casa. É muito bom saber que nosso segmento está em boas mãos”, completou.

Miriam Pires, gerente de artesanato da Secretaria da Retomada, destacou, na pessoa da Karla, o esforço encampado em sinergia com as prefeituras. “Poder contar com a colaboração dos municípios é muito importante. A representante passa a vivenciar e ver essas histórias todas, para que possamos colocá-las on-line”, disse. “Nestes locais, o artesão, muitas vezes, está escondidinho em seu ateliê, na sua casa, e muitos encontram uma série de dificuldades de fazer um vídeo e de se cadastrar no sistema do artesanato brasileiro”, complementou.  

100% virtual
A programação da semana inclui webinares, palestras e consultorias gratuitas sobre artesanato oferecidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nas áreas de crédito, cooperativismo, empreendedorismo, capacitação, mídias sociais, economia criativa, entre outros. Todas as atrações serão realizadas de forma on-line, pelo canal da Retomada no YouTube, ou pelas redes sociais (@retomadagoias). A iniciativa é realizada em parceria com a Secult Goiás, GPS, Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec), Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) e Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento).

Vários convidados têm renome internacional; entre eles estão a coordenadora do Fórum de Gestores de Cultura das Instituições de Ensino Superior (Forcult), Flavia Cruvinel; o coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fábio Silva; a especialista em Gestão de Política Cultural, Mercês Parente; o gestor de projetos de Economia Criativa e Cidades Criativas, Décio Coutinho; o designer e referência mundial em design social, Giulio Vinaccia; a especialista em desenvolvimento sustentável, Malba Trindade; e a vice-presidente da Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago), Maria do Cerrado.

Também integram o time de parceiros da Semana do Artesão Goiano o Sebrae, o PAB, que é gerido pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia; Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO); a Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).  

Participaram ainda do lançamento da semana, pela Retomada, o superintendente de Profissionalização, Thiago Pena; e Lucyanna Marcella, chefe de gabinete.

Assistência integrada

A agenda da primeira-dama teve prosseguimento com a realização de mais uma reunião virtual que ocorre periodicamente com os municípios. Na edição desta segunda-feira (15/3), Gracinha Caiado compartilhou com mais de 250 participantes, entre prefeitos, primeiras-damas e gestores de assistência social, os assuntos de maior relevância na pauta governamental e articulou medidas para garantir efetividade nas ações mais urgentes.

Uma das prioridades foi o encaminhamento para participação dos municípios no Movimento “Unidos pela Vacina” – proposta que reúne empresas e entidades para dar apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram tratados temas como a ampliação de leitos hospitalares, com a recente inauguração do Hospital Regional de Uruaçu, e a retomada da distribuição de cestas básicas aos 246 municípios goianos.

Os encontros ocorrem desde março de 2019, no início da pandemia, e foram idealizados para promoção da proteção social junto aos municípios goianos. “Estou aqui  como uma facilitadora para que a ajuda chegue para quem realmente precisa”, declarou Gracinha Caiado.
 

Foto: Cristiano Borges

Secretaria de Estado de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA