Geral

Com o próprio sistema de cultivo de peixes, escolas de Palmas recebem capacitação do Ruraltins para aproveitamento do pescado

Publicado

em

Com o próprio sistema de cultivo de peixes, e visando o aproveitamento completo da produção, as escolas de Tempo Integral (ETI) Agroecológica Professor Fidêncio Bogo, situada em Taquaruçu Grande; Marcos Freire, no Assentamento São João; e Almirante Tamandaré, na quadra 1.306 Sul, estão recebendo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) capacitação sobre o beneficiamento de pescado. O curso está sendo ministrado pela bióloga do Ruraltins, Cassia Bento Sobreira, na cozinha da Escola Fidêncio Bogo, às merendeiras das três unidades. Na sexta-feira, 14, ocorreu o segundo módulo da capacitação.

A proposta, conforme explica a bióloga Cassia Bento, foi uma solicitação da escola, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), e em parceria com a Entreposto Safra Pescados, que doou a parte dos peixes amazônicos, para que as ETIs rurais que realizam o cultivo de peixes tenham mais opções para o melhor aproveitamento do produto na alimentação escolar.

“São três escolas que criam peixes, e nós estamos ensinando receitas que vão além do peixe frito e de molho, como é normalmente utilizado. Aqui ensinamos outras possibilidades com o aproveitamento integral do pescado. Esse curso está sendo realizado em três etapas, no primeiro módulo nos ensinamos a limpar e filetar o peixe, e nesta segunda, estamos trabalhando com as receitas de hambúrguer, caldo, pirão e quibe”, explicou, acrescentando que último módulo está agendado para a próxima sexta-feira, 21, com receitas de torta, escondidinho e escabeche de peixe.

Para a diretora da Escola Fidêncio Bogo, Joselaine Kelly, a inserção do pescado na alimentação dos alunos já é uma prática comum implementada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Então para nós, esse curso, essa formação faz todo sentido e traz de fato o que é comida de verdade. E, qualificar os nossos profissionais, melhorar o nosso cardápio, e aprimorar e enriquecer com um produto que é criado no chão da nossa escola nos deixa muito satisfeitos”, ressaltou, acrescentando ainda que a essa cultura, além de ser agregada a alimentação, torna-se também objeto de estudo na matriz curricular.

“Nós temos aqui um componente curricular chamado zootecnia e aí, a partir desse componente curricular, nós estudamos todas as culturas. Aqui dentro, além da piscicultura nós desenvolvimentos a apicultura, temos aqui um meliponário; temos avicultura, dentre outros objetos de estudo. Então nos sentimos extremamente satisfeitos em relação a essa parceria construída no decorrer da nossa jornada, aqui com o Ruraltins, por meio da Seder e da Educação. É uma alegria imensa contribuir com o debate e com a construção do conhecimento, essa é a nossa missão”, completou.

A engenheira de aquicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Maíra Zambonato Dorneles, que acompanha a atividade piscicultura nessas escolas, destacou ainda que a prática integra o aprendizado escolar aos aprendizados zootécnicos. Na parte de matemática, de cálculo, eles aprendem a densidade, o tamanho do peixe, quanto tempo leva para crescer, quanto pode vender depois, integrando com o ensino de sala de aula”, explicou.

Com a missão de alcançar melhor aceitação dos 543 alunos, a merendeira Roseane Barbosa dos Santos Ferreira, da ETI Fidêncio Bogo, ficou satisfeita com as novas receitas. “Foi nos ensinado várias formas de fazer o peixe, sendo que a gente tinha o hábito de fazer somente frito, e agora ficou mais fácil trabalhar com essas receitas”, destacou Roseane.

Receitas serão inseridas alimentação dos alunos ETIs Fidêncio Bogo, Marcos Freire e Almirante Tamandaré – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Escolas possuem o próprio sistema de cultivo de peixes – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Curso, realizado em três módulos, é ministrado pela bióloga do Ruraltins, Cassia Bento Sobreira – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

“Prática integra o aprendizado escolar aos aprendizados zootécnicos”, frisou Maíra Zambonato Dorneles, engenheira de aquicultura da Seder – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Diretora da Escola Fidêncio Bogo, Joselaine Kelly, frisou satisfação da parceria com o Ruraltins – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Merendeira Roseane Barbosa dos Santos Ferreira, da ETI Fidêncio Bogo, ficou satisfeita com as novas receitas – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA