Cidades

Com apoio da OVG, Aparecida de Goiânia recebe espetáculo Korvatunturi

Publicado

em

Com apoio do Governo do Estado e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Aparecida de Goiânia recebeu, nesta quinta-feira (19/5), o encerramento da turnê do espetáculo Korvatunturi, que percorreu seis municípios goianos entre os dias 3 e 19 de maio. Patrocinado pela Saneago, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o musical contou com apresentações culturais gratuitas destinadas a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social dos municípios de Goiânia, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso, Cidade de Goiás e Aparecida. 

O objetivo da iniciativa, segundo a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, foi levar cultura e esperança a famílias em vulnerabilidade social. “Quando pensamos nessa proposta de apoiar uma turnê teatral por Goiás, alinhamos logo a possibilidade de oferecer esse entretenimento àqueles que não poderiam assistir a um espetáculo assim em outras circunstâncias, por isso escolhemos escolas públicas em regiões com maior grau de vulnerabilidade”. Ainda segundo Gracinha, “a ação garantiu a estudantes a oportunidade de assistir a um dos espetáculos mais prestigiados do Brasil de forma totalmente gratuita”.

Além das apresentações, o Governo do Estado e a OVG ofereceram suporte para a realização de oficinas de maquiagem artística a crianças e adolescentes de unidades públicas de ensino dos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que selecionou os alunos para assistir ao espetáculo. Na cidade de Goiás, durante a oficina artística, os estudantes participaram de uma competição em que os autores dos melhores trabalhos puderam conhecer os bastidores do espetáculo. Os premiados foram Flávio César da Silva Pinheiro (11 anos) e Emilly Rodrigues Santiago (12), ambos do 6º ano.

Ao visitarem a coxia do teatro e conhecerem os artistas, Flávio ficou encantado. “Nunca imaginei que seria dessa forma, é tudo muito bonito”. Já Emilly, ao ver de perto os bastidores do espetáculo, disse que a magia do teatro é realmente impressionante. “É um mundo mágico, as pessoas se transformam com as maquiagens e o figurino. Vendo isso de perto, não tem como não sonhar”, contou ela.

Ao saber sobre a visita dos dois estudantes selecionados pela criatividade demonstrada na oficina de arte, a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, lembrou que a iniciativa nasceu como uma forma de levar arte e cultura a todos os cantos do Estado. “A ideia não era apenas levar a apresentação, mas apresentar as crianças e os adolescentes às artes. Quando soube dessas duas crianças que se destacaram pelo desenho que fizeram e foram escolhidas para ver os bastidores de Korvatunturi, me veio logo à mente: será que descobrimos dois novos artistas nessa turnê?”, comentou, emocionada. 

Musical Korvatunturi

Tradicional atração de Gramado (RS), o espetáculo musical Korvatunturi conta a história de um antigo e sábio povoado que vive ao pé de uma árvore mágica, em uma terra longínqua, e que resgata ao mundo dos humanos os verdadeiros valores da vida, como amor, felicidade, fé e esperança.

Surpreendente do começo ao fim, o musical lúdico encanta pelo alto nível técnico dos 13 artistas que dividem o palco entre cenas de música, teatro, acrobacia, dança, números aéreos e efeitos visuais. O roteiro, trilha sonora e figurinos são originais e as músicas são interpretadas ao vivo.

Fonte: Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA