Política

Com 100 mil usuários, Opine Cidadão fortalece o debate na Alego

Publicado

em

Quase seis anos após o seu lançamento, o “Opine Cidadão”, plataforma digital vinculada ao site da Alego, tem tido um desempenho exitoso quanto ao seu objetivo de aproximar ainda mais o Legislativo goiano da população. Relatório divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) no início deste mês evidencia um número expressivo de cadastros feitos para utilizar a ferramenta: 101.888 no total.   

O Opine Cidadão permite ao usuário manifestar a sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo legislativo em tramitação. O grande alcance da plataforma vem ao encontro do que a Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), tem se empenhado para garantir: mais transparência dos atos deste Poder, acesso à informação e mecanismos que aprimorem o debate público, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. 

De acordo com o relatório, o Opine Cidadão teve, entre o seu lançamento (em outubro de 2016) e agosto deste ano, um total de 3.526.858 páginas visualizadas. Nesse mesmo período, o Portal institucional da Casa obteve 17.968.212 páginas visualizadas, ou seja, a plataforma foi responsável por 19,63% desses acessos. 

Conforme o diretor de TI da Assembleia, Fagner dos Santos, as inscrições feitas nesse período partiram de 1.371 municípios de todo o País, a maior parte situada em Goiás. A maioria, um total de 19.903, foi feita por cidadãos de Goiânia; 2.274 de Aparecida de Goiânia; 1.803 de Anápolis; 644 de Brasília; 639 de Rio Verde; 528 de Trindade; 495 de Luziânia; 435 de Senador Canedo; 429 de Itumbiara; 421 de Minaçu; 333 de Formosa; 318 de Jataí; 317 de Caldas Novas; 299 de Goianésia; 287 de Goianira; 283 de Valparaíso de Goiás; 279 de Catalão; além de outras cidades. 

O Opine Cidadão também conta com um recurso que aponta os 12 projetos de lei mais votados pelo público e o número de votos a favor ou contra de cada um deles. Atualmente, fazem parte desse ranking três proposituras da Governadoria do Estado e nove de deputados. O líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), assina três delas; já os parlamentares Amauri Ribeiro (UB), Virmondes Cruvinel (UB), Major Araújo (PL), Karlos Cabral (PSB), Talles Barreto (UB) e Delegado Eduardo Pardo (PL) são autores de um projeto cada. 

Para o presidente Lissauer Vieira, os mais de 100 mil cadastros vêm evidenciar o interesse dos cidadãos pelos temas, pautas e projetos que trarão impacto na vida deles. “É justamente isso que almejamos: ampla participação e maior proximidade da população com a Alego. Nós, deputados, estamos na Casa para representar a população do estado de Goiás e dar a ela as ferramentas necessárias para que participe do mandato, sugira iniciativas e oriente o nosso trabalho”.

Comunicação mais transparente

Com milhares de visitas diárias e acontecendo de maneira crescente, o Portal da Alego tem aproximado a população goiana dos trabalhos do Parlamento e se destacado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos parlamentares. As Diretorias de Comunicação e de TI têm se dedicado para que o site da Assembleia seja aprimorado de maneira constante. 

Por meio do trabalho realizado pela Agência Assembleia de Notícias, a Diretoria de Comunicação se dedica a publicar, em tempo real, tudo o que acontece no Legislativo, garantindo transparência e acesso à informação. Já a Diretoria de Tecnologia da Informação se empenha a encontrar soluções e aplicar recursos de computação para que os usuários do site tenham uma experiência de visitação cada vez mais eficiente. 

A chefe da Agência de Notícias, Cida Mendonça, destaca uma das estratégias usadas pela equipe para facilitar o acesso do público aos projetos de lei que tramitam na Alego. “Nas matérias que são publicadas no nosso site institucional, anexamos, ao longo do texto (geralmente no número do protocolo de tramitação), o link da página do Opine Cidadão referente à propositura que está sendo citada. Com isso, contribuímos para que o cidadão tenha um caminho mais simples e direto para acessar, integralmente, o conteúdo e o trâmite daquele projeto que ele quer saber mais. É uma medida que reforça o compromisso da Casa com a transparência dos trabalhos e com a ampliação do debate público”, frisou.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA