Minas Gerais

Circuito Liberdade oferece programação virtual gratuita

Publicado

em


Os espaços do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, estão fechados novamente, mas seguem com programação virtual para promover a arte e a cultura de maneira ampla nesse momento de isolamento social. Confira:

CCBB BH

Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), até 20/5, a Exposição Yara Tupynambá – 70 anos de carreira, que conta com 74 obras da artista, entre quadros, gravuras, alguns de seus mais importantes painéis e uma série inédita sobre os parques municipais de Belo Horizonte. O tour virtual é gratuito e pode ser acessado neste link.

O CCBB BH também oferece passeio virtual às exposições “Ex Africa”, “Erwin Wurm – O Corpo é a Casa”. Para conferir, acesse aqui.

Para quem gosta de aventura, a mostra de cinema “Stephen King – O medo é seu melhor companheiro” vai até 19/5 e tem programação on-line gratuita com filmes, minisséries, telefilmes, debates, lives, palestra e masterclass com profissionais convidados. Para assistir, cadastre-se aqui.

Espaço do Conhecimento UFMG

Outro equipamento do Circuito Liberdade com ampla programação virtual é o Espaço do Conhecimento UFMG, que traz sessões on-line semanais de astronomia. As lives do projeto Descobrindo o Céu acontecem às quintas-feiras, às 17h, neste link.

Além disso, o equipamento apresenta atividades educativas do projeto Espaço em Rede, com abertura de turmas para o público escolar e interessados em geral. Na primeira oficina, “Os Sorielisarb – quem são os outros?”, serão apresentados costumes e crenças de um povo muito próximo de nós e, ao mesmo tempo, desconhecido. A oficina é voltada para o público infanto-juvenil, e acontecerá pelo Zoom. As vagas são limitadas. A oficina para público geral será no sábado (13/3), às 10h. Inscreva-se

O Espaço do Conhecimento UFMG também fará a oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”, por meio da plataforma Zoom, no dia 27/3. A atividade reúne dicas e estratégias de fotografia e de edição que podem aumentar a beleza das fotos. As inscrições podem ser feitas a partir de 22/3, neste site.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale apresenta o Recital Fagote e Piano, nesta quinta-feira (11/3), às 19h30, em seu canal do YouTube. Já no dia 20/3, às 16h, tem apresentação do Espetáculo Pru-ti-ti Memórias de Estimação, com a Insensata Cia de Teatro. O espetáculo é livremente inspirado em “O Menino e o Pinto do Menino”, obra de Wander Piroli que conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho.

No dia 27/3, às 16h, será transmitido, também no canal do YouTube do memorial, o lançamento do livro Para meu Amigo Branco, com Manoel Soares. Já em 28/3, às 11h, as irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão) se apresentam com temas da música instrumental brasileira, com destaque para a produção de compositoras femininas. 

Casa Fiat de Cultura

Na Casa Fiat de Cultura, últimos dias para visitar virtualmente a exposição “Sagoma”, que fica em cartaz até 15/3. A última visita virtual mediada em videoconferência será nesta quinta-feira (11/3), com inscrições neste link. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Em 23/3, a Casa Fiat inaugura a exposição virtual “Insignificâncias”. Cones de trânsito, postes de luz, emaranhados de fios, presentes no dia a dia das cidades, muitas vezes são despercebidos e se tornam invisíveis para as pessoas. O trabalho da artista plástica Carol Peso resgata esses elementos. No dia da abertura, às 19h, haverá um bate-papo on-line sobre a exposição com a artista plástica. 

Outra conversa virtual promovida pela Casa Fiat vai acontecer em 28/3, às 11h30. Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o “Encontros com o Patrimônio” refletirá sobre a presença de mulheres artistas na Europa, entre os séculos XVII e XIX, como Artemísia Gentileschi e Berthe Morisot. As inscrições são gratuitas.

O espaço cultural também oferece o minicurso “Introdução à Arte Contemporânea: história, conceitos e artistas”, que será realizado nos dias 11, 18 e 25/3 de março no YouTube da Casa Fiat

Centro de Arte Popular

O Centro de Arte Popular celebra seu aniversário em 19/3 e comemora com uma edição especial da live “CAP Convida”, com o professor Ricardo Gomes Lima, às 19h, neste link.

Biblioteca Estadual

Para quem gosta de literatura, a Biblioteca Pública de Minas Gerais também preparou sua programação virtual para o mês de março, transmitida no Instagram. No dia 11/3, às 16h, acontecerá a Live da Biju – Risada de Bruxa, com a contadora de histórias Ana Raquel. Em 12/3, às 14h, é a vez da live do Dia do Bibliotecário, com Mariana Nogueira Ferraz, com o tema Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática. Em 19/3, às 15h, o Projeto Novos Talentos recebe o escritor Marcelo Azevedo e no dia 26/3, às 15h, a convidada é a escritora Júlia Elisa.

MM Gerdau

O Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), realiza, todas as quartas, às 10h30 e às 14h30, quintas e sextas, às 14h30, visitas virtuais mediadas, que podem ser acompanhadas pela plataforma Zoom ou Google Meet. No mês de Março o Educativo oferece três diferentes roteiros: “Diversidade Mineral”, que apresenta parte do acervo mineral do museu, “O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura”, que irá revelar as belezas arquitetônicas do edifício, e “Cristais do Tempo”, um convite a uma caminhada pelos espaços e tempos das obras presentes na instituição. As inscrições individuais podem ser feitas neste link. Para grupos é preciso enviar e-mail para [email protected].

Para celebrar o Dia da Água, o MM Gerdau promove, nesta quinta-feira (11/3), às 19h, um bate-papo entre o fotógrafo Fernando Piancastelli e o jornalista e coordenador de Comunicação do Comitê CBH Rio das Velhas, Luiz Ribeiro. A live será transmitida pelo canal do YouTube do MMGerdau. Na mesma plataforma, em 18/3, às 19h, será lançado o movimento She’s Tech 2021, que visa fortalecer a presença feminina na tecnologia. 

Neste mês o museu promove também o “Experimenta 60”, projeto de ocupação dos espaços do MM Gerdau com intervenções culturais, artísticas e educativas para a população 60+ de Belo Horizonte. Em 2021, a iniciativa será digital e conta com novas oficinas no campo de autoconhecimento, dança, desenho e música. A programação pode ser conferida no site www.mmgerdau.org.br.

Comentários do Facebook

Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

Publicados

em


Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA