Geral

Ciclo de palestras sobre proteção à maternidade e à primeira infância

Publicado

em


A Escola de Governo do Distrito Federal promove ciclo de palestras do Programa de Atenção Materno Infantil para as servidoras da Administração Pública Direta do Distrito Federal (Proamis/DF). O projeto é idealizado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia (Seec) e tem como objetivo a proteção à maternidade e à primeira infância.

De acordo com a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria, o Proamis/DF marca um novo tempo de valorização e de qualidade de vida para as servidoras do GDF. “O programa traduz o que existe de mais avançado na promoção do bem-estar associado à melhor produtividade no trabalho, sem perder de vista a colaboração de todos pela atenção à primeira infância”, explicou a secretária executiva. “É preciso cuidar dos servidores porque, assim, nós estaremos cuidando da própria sociedade” ,acrescentou.

Como parte do programa, será inaugurado, em breve, o Berçário Institucional, no Anexo do Palácio do Buriti, com espaço para amamentação. O local poderá atender até 60 crianças, com idade entre seis e 24 meses incompletos

O Proamis/DF foi instituído no mês de junho de 2021 e, desde então, visando a atender os três eixos do programa: apoio à gestante, incentivo ao aleitamento materno e proteção à infância. A Egov oferta cursos e palestras para atender as necessidades do programa.

“Eu encontrei no Proamis/DF uma oportunidade maravilhosa e estou muito feliz por poder participar do programa”, disse a servidora e professora Caroline Betker, lotada no Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Sobradinho da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF).

Caroline é casada há mais de cinco anos e explicou que está se programando para o momento da maternidade. Ela resolveu participar do curso para adquirir conhecimento e, principalmente, para perder o medo ser mãe.

“Eu quero aprender muito antes de passar pela experiência real, sou um pouco ansiosa, e aprender, antecipadamente, com certeza me ajudará emocionalmente. Nesse curso, aprendi muitas coisas que não sabia e já estou inscrita para a palestra de amamentação também”, afirmou Caroline.

Segundo a professora, a falta de informações corretas gera inseguranças. “As pessoas dão muitas opiniões e a gente acaba não sabendo o que é certo e quais são as orientações reais dos profissionais. Eu resolvi participar do ciclo de palestras porque realmente quero fazer do modo correto”, explicou.

Já a servidora da Egov Rafaela Salim, que é mãe de dois filhos, explicou que optou por fazer o curso sobre a importância da primeira infância para adquirir novos conhecimentos. “Tenho dois filhos, um de três e outro de oito anos e é normal que surjam diferentes dúvidas e inseguranças, as quais eu não entendo. Eu percebi, fazendo o curso, que existem pontos de vistas bem diferentes do que eu imaginava”, comentou Salim.

De acordo com a servidora, o curso proporciona embasamentos teóricos e práticos que devem ser aplicados no cotidiano. “Não existe um manual de como ser mãe, mas, com a ajuda dos instrutores, nós vamos discutindo, analisando e aprendendo com os ensinamentos adquiridos pelos estudiosos da área, que nos fornece uma luz e um caminho a ser seguido. Estou gostando muito e já estou aplicando os ensinamentos no meu dia a dia”, concluiu.

Berçário Institucional

Como as vagas são limitadas, o processo de seleção usará a participação nos cursos e palestras como critério de pontuação

Como parte do programa, será inaugurado, em breve, o Berçário Institucional, no Anexo do Palácio do Buriti, com espaço para amamentação. O local poderá atender até 60 crianças, com idade entre seis e 24 meses incompletos.

O Berçário Institucional atenderá aos filhos das servidoras, após a licença-maternidade. As servidoras que ainda almejam uma vaga no berçário precisam se cadastrar no Proamis/DF e realizar os cursos e palestras que acontecerão, ao logo de todo o semestre.

Como as vagas são limitadas, o processo de seleção usará a participação nos cursos e palestras como critério de pontuação. As servidoras que participarem dessas ações obterão pontuação que poderá ser utilizada para fins de ingresso do dependente no Berçário Institucional e terão caráter pedagógico e instrutivo.

Como participar do Proamis?

Os cursos e palestras são gratuitos e destinados às servidoras da Administração Direta do Governo do Distrito Federal. As inscrições para a terceira turma do curso A importância da primeira infância e para as demais palestras podem ser realizadas clicando no link a seguir: http://www.proamis.df.gov.br/cursos.html#

Todas as servidoras mães, gestantes ou que planejam a maternidade podem participar das atividades.

Mais informações no site do Proamis/DF.

* Com informações do Egov

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA