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Cheia do Rio Tocantins afeta população de quatro estados brasileiros

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O volume atípico de chuvas que atinge a cabeceira de um dos maiores rios do país, o Tocantins, bem como outros importantes cursos de água que nele desembocam, já prejudicou milhares de pessoas e causou estragos em várias cidades dos quatro estados cortados pelo Tocantins.

Dados coletados pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA), apontam que, até o meio-dia de hoje (5), em ao menos 12 localidades dos estados de Goiás, Pará e Tocantins o nível da água dos rios já tinha superado as respectivas cotas de atenção, colocando as autoridades públicas e a população em alerta.

Seis das localidades mapeadas no momento em que a Agência Brasil consultou a rede hidrometeorológica ficam no estado de Tocantins. São elas, Tupiratins; Peixe; Chapada da Natividade; São Valério; Goiatins e Itaguatins.

Outras quatro ficam em Goiás e são banhadas pelo Rio Paranã, que deságua no Tocantins: Flores de Goiás; Formosa; Jaraguá e Nova Roma. Também próximo aos municípios de Itupiranga e Marabá, no Pará, o nível do Rio Tocantins ultrapassou a cota de atenção.

Em Tupiratins (TO), a prefeitura alertou a população para a alta do Rio Tocantins e as consequentes oscilações na vazão da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães já no último dia 28.

Em Peixe, residências foram alagadas e a Defesa Civil teve que utilizar embarcações para resgatar pessoas ilhadas e salvar alguns pertences de famílias atingidas pela força das águas.

Em Flores de Goiás (GO), a situação é “complicadíssima”, conforme contou à Agência Brasil o secretário municipal de Administração, Igor de Moura Cabral. “Há estradas intransitáveis e mais de oito pontes foram atingidas pela alta do Rio Paranã. Algumas destas pontes foram destruídas, deixando cerca de 300 famílias sem poder transitar normalmente”, disse o secretário. Devido aos estragos causados pelas chuvas e, principalmente, pela cheia do rio, a prefeitura decretou situação de calamidade pública no último dia 28.

Além destas 12 localidades, várias outras foram afetadas na Bacia do Tocantins. Em São Miguel do Tocantins, na divisa com o Maranhão, o nível do Rio Tocantins vem subindo desde o último dia 22, afetando mais de 230 famílias – muitas das quais, desalojadas, tiveram que ser resgatadas por equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e levadas para abrigos públicos.

“Estamos com equipes da prefeitura e voluntários com tratores, caminhões e carros utilitários para retirar os móveis que ainda faltam das famílias impactadas. As famílias estão sendo levadas para abrigos como escolas e casas de parentes também”, descreveu o prefeito Alberto Moreira, em nota. Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Tocantins está 10 metros acima do normal próximo à cidade, provocando alagamentos.

No Pará, na última segunda-feira (3), a companhia Eletronorte teve que abrir cinco comportas da Usina Hidrelétrica Tucuruí para dar vazão ao grande volume d’água do Rio Tocantins e “manter o reservatório da usina numa faixa operacional segura”, evitando que a cota máxima de 74 metros fosse transposta. Àquela altura, o nível do reservatório já atingia 68,66 metros.

Em nota, a Eletronorte explicou que é comum os técnicos operacionais abrirem o vertedouro da usina durante a estação chuvosa, mas acrescentou que, este ano, a manobra foi antecipada devido “à quantidade de chuva atípica para esta época do ano nas cabeceiras dos rios Tocantins e Araguaia”.

“É preciso que as comunidades e as autoridades saibam que muita chuva ainda vai atingir a região a montante [no sentido do curso do rio, antes da usina] e que essa combinação força a gente a abrir o vertedouro bem antes do tempo costumeiro, [que costuma ser] em fevereiro ou março. Contudo, estamos trabalhando para causar o menor impacto possível”, declarou, na nota, o gerente do Centro de Operação da Geração Hidráulica, Wanderley Santos.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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