Geral

Cerimônia de premiação dos vencedores das modalidades coletivas encerra a 31ª edição do Jets 2022

Publicado

em

Competir é importante porque ensina o jogo do esporte, participar é fundamental porque ensina o jogo da vida. O esporte, como a competição, ensina a enfrentar a frustração da derrota e a alegria da vitória. E é esta alegria destacada na cerimônia de premiação das modalidades coletivas da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), 12 a 14 anos, realizada nesse sábado, 8. A festa esportiva foi realizada no Colégio Militar do Estado do Tocantins (CPMTO) Senador Antônio Luiz Maia para os vencedores das modalidades de voleibol, handebol, basquete e futsal – masculino e feminino.

“A sensação de ganhar é muito boa e já estou ansiosa para representar o nosso Tocantins no Rio de Janeiro. Para chegar até aqui tivemos uma rotina de treinos intensa, era de manhã, de tarde e de noite, todos os dias, para nós conseguirmos esta conquista. Estou muito feliz”, contou Daphynne Moreira Sousa, 14 anos, aluna do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, atleta do time de handebol feminino que conquistou a medalha de ouro.

A alegria e a empolgação também estavam nos semblantes dos atletas do basquete masculino da Escola de Tempo Integral – ETI Padre Josimo Tavares – Palmas. “Estamos felizes por termos conquistado este primeiro lugar e sabemos que no Rio de Janeiro será difícil, será um desafio, mas estamos prontos e muito animados”, garantiu o capitão do time, Felipe Moura de Souza.

A festa foi grande para os atletas da escola indígena Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, que faturou as duas medalhas de ouro no futsal, feminino e masculino, e vão representar o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), no Rio de Janeiro, em novembro. “Eu e nosso time estamos muito felizes, porque chegar até aqui foi muito difícil, confesso que não treinamos direito, mas conseguimos vencer e agora vamos treinar bastante, pois teremos um desafio muito grande pela frente. Estamos felizes porque a gente é Xerente e vamos levar o troféu para a nossa escola, na nossa aldeia e porque vamos representar nossa terra indígena xerente no Rio de Janeiro”, acrescentou orgulhosa a atleta, Yasmin Sibakadi Xerente.

JETs

Promovidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), os Jets envolveram cerca de 1,2 mil atletas, em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, basquete, futsal, handebol e voleibol que foram disputadas em diversos espaços de Palmas.

O evento teve início na noite da terça-feira, 4, com a abertura oficial, e encerrou nesse sábado, envolvendo alunos de 136 escolas municipais, estaduais e particulares do Tocantins. Os primeiros colocados irão representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), competição nacional, que ocorre  de 31 de outubro a 15 de novembro, no Rio de Janeiro -RJ. 

O presidente do comitê organizador estadual dos Jets, Leonardo Bernardes, falou sobre o encerramento do evento. “Tivemos disputas emocionantes, nas modalidades coletivas. Foi uma felicidade ter nossos atletas novamente disputando no formato tradicional, pois no ano passado a disputa foi em um formato adaptado, somente para classificar os nossos atletas para disputarem o nacional. Este ano conseguimos reunir todas as regionais do Estado e é muito gratificante para gente poder voltar a realizar este grande evento. A equipe Seduc está de parabéns”.

 Vencedores

No voleibol feminino, os vencedores foram: 1º lugar: Colégio Uperimm – Palmas; 2º lugar: Colégio Santa Cruz – Araguaína; 3º lugar: CMTO Agostinho de Almeida – Taguatinga. No voleibol masculino,  os vencedores foram: 1º lugar: Escola Municipal Divina Ribeiro Borges – Cariri; 2º lugar: Colégio João D’Abreu – Dianópolis; 3º lugar: Rede de ensino Propósito – Colinas do Tocantins. No handebol feminino, o 1º lugar ficou com o Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins – Paraíso do Tocantins; 2º lugar o Colégio Batista de Palmas – Palmas; o 3º lugar – Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia. No handebol masculino ficou em  1º lugar o Cemil Profª Margarida Lemos – Palmas; 2º lugar o E.E.G.T.I Deputado Federal José Alves de Assis – Araguaína; 3º lugar a CMTO La Salle – Augustinópolis.

 No basquete feminino, classificou em 1º lugar a Escola Municipal Maria Julia Amorim – Palmas; 2º lugar a Escola Municipal Anne Frank – Palmas; 3º lugar a Escola de Tempo Integral – ETI Padre Josimo Tavares – Palmas.  No basquete masculino, 1º lugar a Escola de Tempo Integral – ETI Padre Josimo Tavares – Palmas; 2º lugar a Escola Municipal Anne Frank – Palmas; 3º lugar a Escola Municipal Maria Julia Amorim – Palmas.

 No futsal feminino, 1º lugar o Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia; 2º lugar a Escola Estadual Vicente Carlos de Souza – Buriti do Tocantins; em 3º lugar a Escola Municipal Ayrton Senna – Pequizeiro.

No futsal masculino,  o 1º lugar foi para o Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia; 2º lugar para a Escola Estadual Juscelino Kubitschek – Presidente Kennedy; e o 3º lugar para a  Escola Arte de Crescer – Araguatins.

Estou muito feliz”, contou Daphynne Moreira Sousa, 14 anos, aluna do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Presidente do comitê organizador estadual dos Jets, Leonardo Bernardes – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

“Vamos representar nossa terra indígena xerente no Rio de Janeiro”, frisa a atleta Yasmin Sibakadi Xerente – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA