Geral

Cerca de 50% das interações com o GDF vêm da internet

Publicado

em


Criada em 1999, a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), completa 22 anos de atendimento ao cidadão. Nesse período, foram diversas as iniciativas para tornar o serviço mais moderno, tecnológico e de fácil acesso, a começar pela implementação do Sistema de Gestão de Ouvidoria do DF (Sigo-DF), criado em 2012 (Lei nº 4.896/2012) e que completa oito anos esta semana.

“O cidadão brasiliense já reconhece a Ouvidoria como o canal oficial de contato com a administração pública” Paulo Martins, controlador-geral do DF

O Sigo-DF melhorou o atendimento ao cidadão, modernizou a gestão pública e incentivou a participação popular. Com ele, todas as ouvidorias do Governo do Distrito Federal trabalham em conjunto, tornando-se o principal canal de comunicação entre o cidadão e o governo e promovendo melhorias no serviço público.

Com a tecnologia, foi possível padronizar o procedimento de todas as 136 ouvidorias dos órgãos e entidades do DF. Hoje, são quase 400 servidores trabalhando no atendimento ao cidadão por meio da Ouvidoria. “O cidadão brasiliense já reconhece a Ouvidoria como o canal oficial de contato com a administração pública”, ressalta o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

Banner comemorativo aos 22 anos da Ouvidoria-Geral do DF

“Isso é fundamental para o GDF, pois é a população que sabe exatamente onde estão os principais problemas da nossa cidade e, por meio da Ouvidoria, pode participar do governo fazendo sua manifestação e buscando as soluções e melhorias para o DF”, explica o controlador-geral.

Atualmente, a CGDF disponibiliza diversos meios para que o cidadão acesse os canais de ouvidoria. O mais utilizado, com 48,8% dos acessos, é o Sistema OUV-DF, no qual o interessado pode fazer uma manifestação a qualquer dia ou hora. Com o Sistema OUV-DF, todas as manifestações recebidas pelos órgãos integrantes do Sigo-DF são classificadas, registradas, tratadas e respondidas de modo informatizado.

400servidores trabalham no atendimento ao cidadão por meio da Ouvidoria

O acesso pode se dar também pela Central de Atendimento 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 18h. O contato pode ser ainda presencial. Nesse caso, deve ser checado, junto ao órgão ou entidade de interesse, o horário de atendimento presencial da Ouvidoria.

Robô IZA

Como parte do processo de modernização tecnológica do serviço de Ouvidoria do GDF, a CGDF lançou, em maio deste ano, a robô IZA, de inteligência artificial. Com ela, as demandas de ouvidoria recebidas pelo Sistema OUV-DF serão automaticamente analisadas e reclassificadas.

Ao perceber que o relato do cidadão não condiz com o que ele marcou no registro, a robô vai avisar que há algo errado e apresentar a classificação mais adequada. Isso proporcionará, em média, economia de um ano de trabalho dos ouvidores e de suas equipes, que poderão focar em outras questões.

“Além de ser uma ferramenta de gestão, o Painel Ouvidoria DF é uma fonte de dados para o próprio cidadão e para os jornalistas”Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DF

Hoje, a robô IZA está sendo treinada pelos ouvidores para que compreenda melhor as análises, unindo o conhecimento acumulado dos ouvidores à capacidade de processar informações. Em breve, após análise do relato, a IZA fará automaticamente a classificação do registro, facilitando a participação da população e agilizando o tempo de resposta e de solução.

Painel Ouvidoria

O Painel Ouvidora DF é outra ferramenta moderna e inovadora, elaborada pelos servidores da CGDF. Possui alta resolutividade, ampla gama de filtros e possibilidade de extração dos dados. O Painel Ouvidoria promove transparência para os dados de todas as ouvidorias do DF.

“Além de ser uma ferramenta de gestão, já que os gestores dos órgãos e entidades podem acessar o painel e verificar quais são os assuntos de ouvidoria mais demandados pelo cidadão e que precisam de um olhar mais atento do poder público, é também uma fonte de dados para o próprio cidadão e para os jornalistas”, explica a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

Campanha nas redes

Para celebrar os 22 anos da Ouvidoria-Geral do DF e os oito anos do Sigo-DF, a Controladoria-Geral do DF preparou uma campanha nas suas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter), trazendo informações de fácil e rápido acesso sobre os serviços de ouvidoria do DF.

*Com informações da Controladoria Geral do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA