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Centro de operações vai monitorar on-line quedas de energia

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Um Centro de Operações Integradas (COI) que promete resultar, entre outras melhorias, na diminuição de tempo para atendimento à falta de energia em todo o Distrito Federal. Essa é uma das novidades anunciadas, na manhã desta quarta-feira (20), pela Neoenergia Brasília, distribuidora energética da capital.

A nova central vai monitorar, em tempo real, o que se passa em toda a rede, podendo se antecipar a eventuais gargalos e até mesmo operar o sistema a distância| Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

O espaço, inaugurado juntamente com as novas instalações da distribuidora, faz parte dos investimentos em tecnologia, inovação e modernização do sistema elétrico do DF. A nova central vai monitorar, em tempo real, o que se passa em toda a rede, podendo se antecipar a eventuais gargalos e até mesmo operar o sistema a distância com alto nível de confiabilidade, minimizando os impactos de interrupções de energia para a população.

“O governador Ibaneis Rocha acertou quando decidiu privatizar a distribuição de energia do DF, que está sob uma gestão proativa, que investe em modernidade, que permite distribuir energia com eficiência às 33 regiões administrativas”Vice-governador Paco Britto

Com investimento de cerca de R$ 80 milhões em todo o DF, o tempo médio de espera do consumidor entre o início da falta de energia e a volta do fornecimento já diminuiu 13% e a modernização do sistema representa, hoje, quase três vezes o investido em todo o período de 2020. “Antes tínhamos interrupções de mais de hora, mas conseguimos reestabelecer, atualmente, de forma muito mais rápida. Em localidades como Sudoeste, por exemplo, o tempo de espera já diminuiu 65% e em Ceilândia, mais de 15%”, explicou o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian.

Para o vice-governador Paco Britto, esse resultado “faz valer a concessão realizada pelo Governo do Distrito Federal”. “Vemos hoje que nosso maestro, o governador Ibaneis Rocha, acertou quando decidiu privatizar a distribuição de energia do DF que está sob uma gestão proativa, que investe em modernidade, que permite distribuir energia com eficiência às 33 regiões administrativas”, afirmou. “Esses dados são expressivos e demonstram que os mais de 1 milhão de clientes vivenciará, em breve, qualidade no serviço de distribuição de energia e melhoria na qualidade de vida”, completou o vice-governador.

Também presente no evento, o superintendente de medição administrativa, ouvidoria setorial e participação pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Ruelli, parabenizou o GDF pela transição realizada após o processo de privatização dos serviços da CEB. “Uma empresa que já tinha uma percepção positiva por parte do cidadão, mas como sabemos, é importante que haja investimentos e melhorias para o melhor serviço na ponta, ao consumidor”, disse.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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