Distrito Federal

Centro de Juventude abre inscrições para 5 cursos e oficinas

Publicado

em


2020 foi um ano de intensas mudanças e adaptações nos Centros de Juventude do DF: a pandemia do coronavírus fez com que as atividades presenciais fossem suspensas para segurança de todos e adaptadas para a modalidade online.

Os desafios foram muitos, mas as conquistas e ampliação dos atendimentos de jovens do Distrito Federal foram igualmente grandiosas.

Dando continuidade às atividades e serviços oferecidos pelos Centros, em 2021 a retomada de atividades vem com novidades: novas modalidades da oficina de culinária, mais um módulo inicial das atividades de teatro e cursos profissionalizantes, sendo um de assistente administrativo e início inédito do curso profissionalizante em empreendedorismo digital.

Para Kedson Rocha, Secretário de Juventude do Distrito Federal, as mudanças ocorridas no ano de 2020 foram desafiadoras, porém valiosas. “Olhar para o trabalho que foi realizado nos Centros do ano de 2020 mesmo em meio a todos os desafios, nos motiva a continuar em frente buscando viabilizar aos jovens do DF oportunidades de aprendizado, crescimento e trabalho. Nossos professores dos CJs têm sido verdadeiros desbravadores ao se reinventarem para que os jovens atendidos pudessem continuar em frente mesmo durante a pandemia”, avalia.

Mesmo com todas as restrições e desafios impostos pela pandemia, mais de 300 jovens participaram das oficinas oferecidas pelos CJs em 2020, além dos que ingressaram no Curso Profissionalizante de Cuidador de Idoso e daqueles que participaram das rodas de conversas e demais atividades ofertadas.

As inscrições para as atividades do CJ são feitas no site da organização IECAP – Agência de Transformação Social. Todos os cursos e oficinas ministrados no CJ são gratuitos e terão emissão de certificados para aqueles que concluírem pelo menos 75% das atividades propostas.

Os requisitos para participação são: ter entre 15 e 29 anos, residir no Distrito Federal e possuir recursos necessários para realização do curso à distância.

Cozinha de Sucesso: faça e venda

Com uma abordagem dinâmica e ministrada pelo instrutor cultural e chef de cozinha Eduardo Henrique, a oficina apresenta uma nova proposta ao Centro de Juventude do DF ao promover conteúdo aos jovens que pensam em empreender no ramo da culinária.

Em 2020 195 jovens participaram e foram certificados pela oficina que já está em sua 6ª edição. Cada módulo terá foco específico, seja na panificação ou nas receitas fit e light. Ambas abordarão temas como marketing, precificação, delivery, técnicas básicas de cozinha, de higiene, informações sobre embalagens, além de receitas que fazem sucesso e são facilmente comerciáveis.

Teatro

Esta oficina oportuniza o desenvolvimento de habilidades para lidar com os desafios, transformando-os em potencialidades para pensamento coletivo e para assumir o protagonismo na juventude.

Com quatro módulos, a atividade é um sucesso entre os jovens e promove integração e engajamento constante dos participantes. No último ano, 165 participantes concluíram os exercícios propostos pelo professor Adilson Diaz, resultando na apresentação de 5 mostras virtuais de teatro.

Assistente Administrativo

Atividade que oferece formação profissional em assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando na rotina empresarial, no controle de gestão financeira, na organização de arquivos, na gerência de informações e na revisão de documentos. O curso vem sendo ofertado no CJ desde 2017 e já formou 433 jovens com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.

Empreendedorismo Digital

Oferta inédita no Centro de Juventude, a demanda deste curso veio em resposta às necessidades da juventude que ficaram ainda mais evidentes com a adaptação de muitas atividades para o universo virtual.

A formação em empreendedorismo digital promove uma jornada para a abertura do próprio negócio com pouco ou zero custo, exercitando criatividade, noções de finanças, vendas, fluxo de caixa, criação da marca própria e comunicação

Oferta de oficinas e cursos profissionalizantes na modalidade virtual

Início: Entre 11/01 e 18/01

Carga horária: 30 horas para oficinas e 200 horas para cursos profissionalizantes. Ambas as atividades emitem certificados.

Plataforma de acesso às atividades: Zoom e Moodle

Requisitos: Ter entre 15 e 29 anos, residir no DF e possuir recursos necessários para realizar o curso à distância

Link para inscrição: iecap.org.br/2020

Com informações da Secretaria de Juventude  

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA