Minas Gerais

Cemig orienta sobre procedimento em caso de furto de cabos

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O furto de cabos elétricos em residências e estabelecimentos comerciais é uma prática que interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia no imóvel. Caso o cliente seja vítima dessa prática criminosa, existem alguns procedimentos que podem agilizar o processo de religação da energia.

Confirmada a falta de energia, o cliente deve registrar pedido para restabelecimento na Cemig, por meio de seus canais de atendimento. Uma equipe da empresa vai ao local e, sendo constatado o furto de cabos em alguma parte da instalação do cliente, a energia da rede elétrica é desligada para eliminar o risco de acidentes. Dessa forma, um eletricista de confiança do morador ou proprietário do imóvel poderá providenciar a reposição da fiação roubada. 

Reparo

Por questões de segurança, o profissional que irá repor os cabos somente deve atuar depois que a Cemig desligar a energia e informar ao cliente.

É importante esclarecer que, após o furto, a instalação interna estará sem energia, mas a rede da Cemig permanece energizada e, por essa razão e para garantir a segurança de todos, a empresa deve ser comunicada para que proceda a desconexão do padrão de entrada da instalação com a sua rede elétrica. Ou seja, em nenhuma hipótese, o cliente ou alguém indicado por ele deve se arriscar e trabalhar no padrão antes da atuação da Cemig.

Feita a reposição dos cabos, o cliente deve solicitar à Cemig, por meio de seus canais de atendimento, a religação da energia após o “corte para conserto”. A partir do registro do pedido, uma equipe da companhia vai ao local para religar a energia e normalizar o fornecimento.

Atenção

A empresa alerta para os perigos que as pessoas que realizam furtos estão sujeitos. Além dos transtornos à população, essa pratica é um crime previsto na legislação e que pode causar acidentes graves, morte ou sequelas irreversíveis para quem tenta furtar equipamentos e estruturas da rede de energia, sejam elas da Cemig ou de particulares.  

Canais de atendimento

A Cemig oferece acesso aos seus serviços e informações pelos canais de atendimento Cemig Atende Web (www.cemig.com.br), aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS) e o Fale com a Cemig pelo telefone 116. Neste link, os clientes podem tirar todas as dúvidas a respeito do que fazer nos casos de furto de cabos.

Redes inteligentes

A Cemig está investindo em uma rede sinérgica para monitorar a integridade dos cabos e sinalizar casos de rompimentos nas redes de transmissão e distribuição. O estudo pioneiro, já em andamento, diz respeito à implantação de um sistema de fibra ótica integrado ao sistema da rede elétrica. Com a tecnologia, será possível, também, dificultar a ação de criminosos que furtam cabos de cobre, por exemplo.

“Como esse cabeamento tem parte em fios metálicos e parte fios de fibras ópticas, em um só conjunto, isso irá dificultar a separação dos materiais pelos criminosos na tentativa de venda no mercado irregular. Isso vai inibir os furtos dos componentes da rede elétrica de distribuição de energia em locais onde a tecnologia for instalada”, afirma. 

Por outro lado, com a fibra óptica no núcleo do cabo, é possível identificar de forma precoce a tentativa de roubos dos cabos. Isso porque a fibra óptica é um ótimo sensor de ruídos.  

Supercondutores

Além desse projeto inovador, a Cemig também desenvolveu a primeira fase, em conjunto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, um projeto P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica) sobre cabos supercondutores.  

O objetivo dessa iniciativa é permitir, em um futuro próximo, produzir no Brasil fitas em materiais supercondutores e reduzir as interrupções no fornecimento de energia elétrica com aumento da eficiência energética e também diminuição da poluição visual nos grandes centros urbanos.

“Uma das principais vantagens da transmissão e da distribuição por meio de supercondutores é a capacidade que o material cerâmico presente nessas fitas possui, de transportar grandes blocos de energia com perdas elétricas praticamente nulas”, aponta Carlos Nascimento.

Visualmente, não há grandes diferenças externas detectáveis entre o cabo convencional e o cabo supercondutor. Entretanto, a sua capacidade de transmissão e distribuição de energia resultará em uma queda drástica na quantidade de redes elétricas, principalmente, nos grandes centros urbanos.

“Um único cabo supercondutor pode substituir até dez cabos convencionais, já que possui níveis de capacidade de transmissão muito superiores. Sua aplicação em escala industrial, no futuro, reduzirá o adensamento de circuitos, tão problemático nos grandes centros”, explica.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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