Política

Celebre o Dia dos Pais

Publicado

em


Atualmente, tal como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo e, em especial, no Brasil. A data celebra a importância do papel paterno na vida familiar. No País, o Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da celebração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo foi de estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre, e o Natal, no fim do ano.

A comemoração se espalhou pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, no mês de maio. A data é importante para reforçar os laços entre pais e filhos, mas esse ano, também serve de alerta. Com mais de 560 mil mortos em decorrência da covid-19, o Brasil tem um órfão por covid-19 a cada cinco minutos.

Órfãos da covid-19

São mais de 113 mil menores de idade brasileiros que perderam o pai, a mãe ou ambos, para a covid-19, entre março de 2020 e abril de 2021. Se consideradas as crianças e adolescentes que tinham como principal cuidador os avôs/avós, esse número salta para 130 mil, no País. Globalmente, a cifra ultrapassa 1,5 milhão de órfãos, de acordo com um estudo publicado no último dia 20 de julho, no periódico científico Lancet.

Na Assembleia Legislativa de Goiás, a situação já vem sendo debatida pelos parlamentares, durante as sessões plenárias híbridas. Além disso, tramitam na Casa projetos de lei visando diminuir os prejuízos financeiros e psicológicos das crianças que perderam os pais ou responsáveis para a covid-19.

Entre as proposituras está a de nº 5426/21, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD). O parlamentar propõe a criação do programa “Órfãos da covid-19”. O objetivo da iniciativa é instituir políticas públicas assistencialistas, a fim de minimizar os prejuízos financeiros e psicológicos sofridos por crianças e adolescentes que tenham perdido pais ou responsáveis para a doença. Dessa maneira, o programa “Órfãos da covid-19″ objetiva garantir atendimento psicológico, auxílio financeiro, cesta básica e kits de higiene.

Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca que, há mais de um ano, todos enfrentam um momento muito difícil e que várias famílias estão sendo afetadas com a epidemia do novo coronavírus, o que tem acarretado inúmeras consequências sociais e econômicas no mundo inteiro. “Diante desse cenário, e sendo o Brasil um dos atuais epicentros da pandemia, inúmeros são os impactos sofridos pela sociedade. Um deles é o caso de vítimas indiretas da covid-19 como os bebês, crianças e adolescentes, cujos pais ou responsáveis vão a óbito devido à doença”, pondera Cambão.

Com mesmo teor, foi apensada à iniciativa a propositura de nº 5551/21, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB). A parlamentar também propõe políticas públicas a serem instituídas no estado de Goiás, com o intuito de minimizar os prejuízos financeiros e psicológicos sofridos por crianças e adolescentes que perderam pais ou responsáveis para a covid-19. Os projetos de Wilde Cambão e Lêda Borges já receberam aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguardam análise do Plenário da Assembleia Legislativa.

Apesar da desoladora realidade enfrentada por muitas pessoas que perderam os pais ou cuidadores principais, em decorrência de complicações da covid-19, a pandemia do novo coronavírus também veio para ressignificar as comemorações. Nesse próximo Dia dos Pais, a torcida é para que sentimentos como o amor, o respeito, a admiração, o carinho e a solidariedade sejam potencializados entre pais e filhos, em um esforço compartilhado, para reinventarem as formas de estarem juntos. Por isso, aproveite a data para expressar o amor por aquele que te deu a vida e dizer o quanto ele é importante no seu dia a dia.

Desejamos um feliz Dia dos Pais para todos que são um exemplo de vida e conduta para seus filhos. Parabéns!

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA