Distrito Federal

Ceilândia já coleta 20 toneladas por mês com o Disk Limpeza

Publicado

em


Com o objetivo de diminuir a quantidade de lixo depositado em áreas públicas de Ceilândia, a administração regional colocou um novo número de telefone para um serviço gratuito à comunidade, que já alcançou a marca de 20 toneladas de bens inservíveis por mês recolhidos pelo serviço gratuito Disk Limpeza.

Atenção: entulho, como restos de obras, madeiras e ferros, não serão recolhidos

Por meio do telefone (61) 3550-6231, os moradores podem ligar e agendar a coleta de móveis velhos, aparelhos eletrônicos e sofás. O serviço foi criado em 2015 e foi retomado em 2019. Há duas semanas passou a contar com o novo número de contato.

Esses materiais deverão ser colocados fora da residência, conforme horário e dia acertado. Atenção: entulho, como restos de obras, madeiras e ferros, não serão recolhidos.

Móveis que não serão mais utilizados são deixados na rua para a coleta em data e horário agendados | Foto: Divulgação / AR Ceilândia

“Mesmo em locais reformados, inclusive com a construção de jardins, por exemplo, as pessoas continuam jogando lixo” Marcelo Piauí, administrador regional de Ceilândia

Cidade limpa

Segundo o administrador regional de Ceilândia, Marcelo Piauí, o serviço é oferecido para que as pessoas deixem de fazer o descarte irregular de lixo em terrenos públicos.

“Temos feito um trabalho intenso para deixar a cidade limpa. E, muitas vezes, limpamos os espaços em um dia e no outro já está sujo. Mesmo em locais revitalizados, inclusive com a construção de jardins, por exemplo, as pessoas continuam jogando lixo”, explica o administrador.

Parabéns!

Para a dona de casa Ana Maria Souza, de 48 anos, moradora de Ceilândia, o serviço facilita a vida dos moradores.

“Os responsáveis por esse serviço estão de parabéns! Minha vizinha realizou o agendamento e já recolheram os móveis velhos dela. Além disso, sabemos que o que foi recolhido terá o destino adequado e não será descartado em terrenos públicos, como muitas vezes acontece”, parabeniza a moradora.

Serviço

Disk Limpeza
Telefone: (61) 3550-6231
Agendamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Recolhimento: às terças e quintas-feiras

*Com informações AR Ceilândia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA