Cidades

Ceasa promove 2ª edição de Festa do Pequi

Publicado

em

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) realiza, na terça-feira (29), a partir das 9h, a segunda edição da Festa do Pequi. A primeira edição do evento aconteceu em novembro do ano passado no entreposto de Goiânia, na BR-153, Km 5,5.

A festa, que acontece no auge da temporada pequizeira do Estado e da Ceasa/GO, tem como objetivo ressaltar o fato do entreposto de Goiânia ser o que mais recebe e comercializa pequi no Brasil.

A programação do evento prevê atividades desde a 9h da manhã, com a presença da Orquestra de Violeiros de Goiás, grupo de Catira da Associação dos Catireiros, Foliões e Violeiros de Aparecida de Goiânia, Banda Lira Jaraguense, apresentação da Folia de Reis da cidade de Jesúpolis e saudação à coroa do Divino da cidade de Jaraguá.

Para o presidente da Ceasa/GO, Jadir Lopes de Oliveira, a Festa do Pequi, mais do que um evento da empresa, é uma iniciativa para os goianos, porque é importante que Goiás tome posse da “cultura pequizeira”. “Podemos até não produzir em Goiás todo o pequi que chega à Ceasa, porém, o mais importante é que nós comercializamos mais do que qualquer central e aqui recebemos o supra sumo do fruto do país”, esclarece Jadir.

O presidente acrescentou que a organização da Festa do Pequi faz questão de que o evento ressalte a goianidade, com atrações culturais e folclóricas.

Pequi de todas as origens

Minas Gerais e Goiás são os dois maiores produtores de pequi no País, porém, se o assunto é venda e recebimento do produto, a Ceasa Goiás assume a liderança, sendo que, em 2021 foi contabilizado o recebimento de 7.191,84 mil  toneladas de pequi no entreposto goiano. As vendas da última safra representaram um aporte financeiro de mais de R$ 9.996.881,48. Só este ano, desde de setembro, com a chegada dos primeiros frutos, já foram 2.066 toneladas e R$ 2.583.814,70 comercializados.

Destaca-se também que a Ceasa comercializa bem mais pequi do que é extraído no estado – dos 7.191,84 mil toneladas vendidas em 2021, somente 2.036,96 mil têm origem goiana – o que evidencia que Goiás é mesmo o estado que mais consome o fruto e a Ceasa/GO o entreposto que mais vende pequi no Brasil. O pequi começa a chegar na Centrais goiana em setembro, com a remessa do Tocantins, que representa cerca de 30% de tudo que entra do produto no entreposto goiano.

 O pequi tocantinense mantém a demanda até meados de outubro, quando dá entrada na companhia as primeiras cargas da produção goiana, vinda do Norte, de cidades como Porangatu, Crixás e Santa Tereza. O pequi de Minas Gerais pode ser encontrado na Ceasa/GO em dezembro, e é o responsável pela comercialização até janeiro. Com menos expressividade, o pequi matogrossense pode ser encontrado no mercado em meados do mês de novembro.

É o fruto originário do Noroeste goiano, às margens do Rio Araguaia, que é considerado o “filé mignon” dos pequis na Ceasa/GO, por apresentar caroços maiores, mais ricos em polpa e sabor. Quando a produção de São Miguel do Araguaia chega à Ceasa/GO e feiras, ela apresenta preço mais elevado, justamente por representar o que de melhor se produz em relação ao fruto.

II Festa do Pequi Ceasa/GO

Local: Ceasa/GO (BR-153, Km 5,5, Jardim Guanabara)

Data: 29/11/2021

Horário: Duração do evento: 9h às 13h

Solenidade com autoridades: 11h

Ceasa – Governo de Goiás

Atenciosamente,

Assessoria de imprensa – Ceasa/GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA