Geral

Cascata do Taguaparque é reinaugurada

Publicado

em


O “cartão-postal” do Taguaparque está de volta. Depois de um ano e meio sem funcionar, a cascata foi reativada pela Administração Regional de Taguatinga, neste domingo (4), e já voltou a embelezar as fotos dos visitantes. A queda d’água voltou com força, a ponte de madeira foi recuperada e o monumento foi todo limpo e impermeabilizado. O local havia sido alvo de vandalismo no ano passado.

Além da reforma da cascata, os banheiros e o campo sintético do parque também passaram por obras. A internet é gratuita e mantida pelo programa Wi-Fi Social, do GDF | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Morador da colônia agrícola 26 de setembro, o comerciante Renade Dias, 46, levou a esposa e os três filhos para passear no parque. A filha mais velha, Taynara, 17, posou para as fotos e relaxou. “Foi a primeira vez que vim. Ficou linda”, revela.

Já Renade passa por ali uma vez por semana para uma caminhada . Ele lembra que a cascata é um ponto de lazer e precisa estar sempre bem cuidado. “Tem gente que não tem muita educação, estraga e acaba prejudicando os outros”, observa. “Aqui tem tanta opção de esporte, parquinhos para as crianças se divertirem e a ‘fonte’ não pode ficar sem funcionar”, complementa o frequentador. Construída há 14 anos, a queda d’água fica próxima à entrada do centro de lazer.

Segundo a administração do Taguaparque, a bomba d’água teve o cabeamento de energia furtado, o monumento foi pichado e a ponte foi danificada. E a água, fundamental nessa época de estiagem, parou de jorrar. Em uma parceria com empresários da cidade que doaram materiais elétricos e tintas, a cascata foi restaurada.

Mais vigilância

“Ela é o símbolo do parque e o local mais frequentado onde as pessoas param, tiram fotos e marcam um encontro. Espero que eles possam nos ajudar a cuidar”, destaca o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade. “Além de nossa equipe de manutenção, estamos em parceria com o batalhão da Polícia Militar para evitar mais atos de vandalismo aqui”, explica o administrador do Taguaparque, Daniel Leite.

Em parceria com a Secretaria de Esportes, vamos recuperar em breve a pista de cooper, os campos de areia e construir uma pista de atletismo para nossos esportistas”Bispo Renato, administrador de Taguatinga

Além dessa benfeitoria, o parque vem passando por uma série de melhorias recentes. Os banheiros tiveram as portas trocadas, além de manutenção nas redes elétricas e hidráulicas. O campo sintético recebeu luzes de LED e  todo o espaço ganhou internet gratuita, por meio do programa Wi-Fi Social, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. E não será só isso.

“Tem final de semana que chegamos a receber 10 mil pessoas por dia. Portanto, o parque precisa estar em ordem. Em parceria com a Secretaria de Esportes, vamos recuperar em breve a pista de cooper, os campos de areia e construir uma pista de atletismo para nossos esportistas”, adianta Renato Andrade.

Passeio ciclístico

Um passeio ciclístico também foi atração no domingo de sol forte em Taguatinga. Cerca de 150 participantes fizeram um percurso de 16 km pelas ruas da cidade. O comboio saiu do estacionamento do parque e, na chegada, a foto da turma já tinha lugar marcado: a ‘nova’ cascata.

O “click” para consagrar o passeio dos ciclistas foi no ponto mais badalado do Taquaparque
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA