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Casa de Chá recebe mostra dos Dragões da Independência

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“Ficamos muito honrados em fazer parte dessas comemorações do Setembro Cívico e agradecemos a oportunidade de apresentar um pouco da tradição do regimento” Major Augusto Vieira Miranda

Pela primeira vez na história, a tradicional exposição sobre a guarda especial da Presidência da República é apresentada fora da área militar de Brasília. A tradição do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, vinculado ao Comando Militar do Planalto, é o tema da exposição Dragões, Tradição e História, que integra as comemorações do Setembro Cívico pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a corporação.

Inaugurada na terça-feira (14), a mostra apresenta objetos da Guarda Presidencial dos Dragões da Independência que ficarão expostos para visitação pública na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, até o dia 20 deste mês. A exposição traz a moradores e turistas a oportunidade de conhecer a história da mais tradicional unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro e sua participação nos momentos históricos da nação.

Trajes, objetos e diversos itens da Cavalaria Brasileira podem ser vistos de perto pelo público | Foto: Renato Braga/Setur

A abertura da mostra contou com a apresentação da Fanfarra dos Dragões, uma das mais antigas bandas militares do país – a formação original foi criada há 211 anos. “A Fanfarra é composta por 93 músicos, e hoje apresentamos aqui apenas uma fração, mas para todos nós é uma honra essa integração entre militares e civis, e a Secretaria de Turismo tem um papel importante na divulgação deste trabalho”, declarou o subtenente Damião Queiroz, integrante da formação musical.

Representando o coronel Sandro Silva, o major Augusto Vieira Miranda, do 1° Regimento de Cavalaria de Guardas, destacou: “Ficamos muito honrados em fazer parte dessas comemorações do Setembro Cívico e agradecemos a oportunidade de apresentar um pouco da tradição do regimento, que é o mais antigo da Cavalaria Brasileira, sobretudo nesse formato, que possibilita que a população consiga conhecer um pouco mais da nossa tradição.”

Autoridades, moradores e turistas participaram da cerimônia de abertura da exposição e puderam conhecer os objetos utilizados pelos militares. “Esta brilhante solenidade resgata a nossa história e reforça que estamos sempre firmes e alinhados com o governador Ibaneis Rocha e o vice-governador Paco Britto para fazermos juntos muito mais por Brasília”, pontuou o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, durante a abertura do evento.

Setembro Cívico

“Reforço o nosso compromisso de levar o turismo cívico-pedagógico para todos os lugares do Brasil e trazer os jovens para conhecer a capital” Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

A Lei nº 6.822, de 5 de abril deste ano, destina o mês de setembro, no calendário oficial, às comemorações da Independência do Brasil. A medida fortalece o turismo cívico de Brasília, única cidade com essa prerrogativa em lei.

“Precisamos ter orgulho do nosso hino, orgulho de Brasília, do nosso país, orgulho da nossa bandeira, e acreditar que nós temos sim a capacidade de fazer hoje a grande diferença de que precisamos”, ressaltou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“Eu me orgulho de ver esse trabalho incrível realizado pelos Dragões da Independência sendo exposto aqui, neste lindo espaço que é a Casa de Chá, e que foi recuperado em nossa gestão. Reforço o nosso compromisso de levar o turismo cívico-pedagógico para todos os lugares do Brasil e trazer os jovens do Brasil inteiro para conhecer a capital”, acrescentou.

Representante do vice-governador Paco Brito, o chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Paulo Cesar Chaves, ressaltou: “A maior e mais tradicional unidade de cavalaria do Exército Brasileiro, que encanta crianças, jovens e adultos nos seus desfiles cívicos e na Guarda Presidencial, traz contribuições, uniformes e outras curiosidades que, tenho certeza, serão enriquecedoras e muito atrativas.”

O casal de turistas paranaenses Mirna e Denilson de Almeida presenciou a abertura da mostra. “Estar na capital do país e ver tudo isso de perto, coisa que só víamos na televisão, é muito emocionante”, disse Mirna. Denilson reforçou: “Ver todo esse material exposto aqui, ouvir a banda tocar, me fez lembrar da infância. Na escola, ouvíamos o Hino [Nacional, existia a Semana da Pátria, onde a gente marchava em praça pública, e existia uma consideração pela pátria maior do que hoje em dia.”

A exposição

O visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos elementos que compõem os uniformes e seus significados. Um exemplo são as cores dos penachos utilizados nos capacetes: o penacho branco é de uso exclusivo do comandante, enquanto o amarelo é usado pelos oficiais, o vermelho adorna as cabeças dos praças e o verde destaca os integrantes da fanfarra.

Entre os objetos expostos, o visitante poderá contemplar, entre diversos itens, trajes históricos, uniformes para uso em operações de garantia da lei e da ordem, capacetes, escudos, selas, charrete, banners com informações gerais e TV com exposição de vídeos.

Entre os dias 24 e 30, a mostra estará na Administração Regional do Riacho Fundo II. “Acho que será de grande valor para a comunidade, e nós estamos aguardando essa exposição de braços abertos”, comemora o diretor de Articulação da administração da cidade, Nemias Carvalho.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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