Distrito Federal

Carinho e atenção em forma de panetone

Publicado

em


Júlia do Carmo Ohtta, 74 anos: “No período mais grave, a equipe de cuidados paliativos me deu um apoio muito grande. Agora já estou conseguindo me equilibrar” | Foto: Iges-DF

Demonstrar amor com um panetone de presente. Essa foi a ideia da equipe de Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Base (HB) para celebrar o Natal e homenagear pacientes atendidos pelo setor ao longo deste ano.

“Só Deus para recompensar todos. Minha gratidão é eterna a vocês”Júlia do Carmo Ohtta

“Gratidão por estarmos juntos em 2020, apesar de todas as dificuldades”, dizia o cartão recebido por Júlia do Carmo Ohtta, de 74 anos, entregue com a delícia natalina. “Só Deus para recompensar todos. Minha gratidão é eterna a vocês”, agradeceu a aposentada.

O ano para a idosa foi difícil. Menos de nove meses desde a perda do marido, vítima de um câncer de pâncreas, ela tenta se restabelecer do luto. “No período mais grave, quando eu estava pior, a equipe de cuidados paliativos me deu um apoio muito grande. Agora eu já estou conseguindo me equilibrar”, contou Júlia, que começou o atendimento em abril.

“Adiantamos a data para que todos recebessem. Esperamos entregar todos os panetones até o início do próximo ano.”Flávia Nunes, psicóloga do Serviço de Cuidados Paliativos

Os profissionais iniciaram as entregas dos panetones em 23 de novembro e, até esta segunda (21), 37 pacientes foram contemplados. “Adiantamos a data para que todos recebessem”, explicou a psicóloga do setor, Flávia Nunes. No estoque há mais 63 panetones. “Esperamos entregar todos até o início do próximo ano.”

Parceria com voluntários

A ação foi possível graças à ajuda do grupo de voluntários Policial Noel, parceiros da unidade de cuidados paliativos desde 2019. “No ano passado, eles nos ajudaram na nossa confraternização natalina, com doação de presentes para as crianças e de panetones para as famílias. Desta vez, devido à pandemia, decidimos manter apenas os panetones”, acrescentou Flávia.

Palavras de carinho e gostosuras de Natal são a receita do HB para amenizar a dor dos pacientes | Foto: Iges-DF

O grupo de voluntários foi fundado em 2014 pelo sargento Pedro Gontijo, da Polícia Militar do DF. “Nosso objetivo é levar alegria e conforto para pessoas que estejam precisando de cuidados com a saúde”, disse o policial.

O que faz a equipe de cuidados paliativos

O Serviço de Cuidados Paliativos do HB é uma unidade de atendimento ambulatorial especializada em complementar o tratamento de pacientes oncológicos. “O cuidado paliativo é para lidar com a pessoa que está doente. O foco é na qualidade de vida, no conforto e no controle de sintomas, principalmente na dor”, explicou a terapeuta ocupacional Verônica Ferrer.

Em alguns casos, a equipe atua também com acompanhantes, como ocorreu com a aposentada Júlia do Carmo.

A equipe tem quatro médicas paliativistas, um assistente social, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, três técnicas de enfermagem, um técnico administrativo e uma recepcionista.

Serviço de Cuidados Paliativos do HB

De segunda a sexta-feira
Das 7h às 12h e das 13h às 18h
Térreo do Hospital de Base, próximo ao refeitório
Exclusivo para pacientes e familiares com consultas agendadas

* Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA