Cidades

Caiado participa de lançamento do Passe Livre do Trabalhador

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado participou, na manhã desta segunda-feira (02/05), do lançamento do Passe Livre do Trabalhador, benefício criado em conjunto pelo Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia. A nova modalidade permite até oito embarques diários com o mesmo bilhete a qualquer hora do dia e aos finais de semana, enquanto o atual vale-transporte é limitado a duas viagens diárias. Também haverá redução nos valores pagos pelos empregadores que custeiam o transporte de funcionários.

“Estamos ofertando algo inédito, sem precedentes no país. Acredito que outros estados vão copiar”, afirmou Caiado durante a solenidade de lançamento do sistema de bilhetagem, no Paço Municipal, em Goiânia. A mudança faz parte de um esforço do Estado e dos municípios para melhorar o transporte coletivo na região Metropolitana: “Degrau a degrau, atingimos a população, que passa a acreditar nesta transformação”, completou o chefe do Executivo. A estimativa da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) é atender 80 mil trabalhadores.

Para o presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, a iniciativa marca o enfrentamento de problemas históricos no transporte. “Colocaremos Goiânia como referência em transporte não só no Brasil, mas em igualdade com os melhores sistemas do mundo, como os da Europa, onde buscamos inspiração”.

Além de aumentar a validade do benefício de 22 dias por mês para 30 dias, o Passe Livre do Trabalhador deve gerar economia de até 20% para empregadores, que receberão descontos para assinaturas mensais. “Faz parte de um projeto ambicioso. Essa união fortalece os mais de 80 mil trabalhadores beneficiados hoje, e mais de 8 mil empresas cadastradas que usam nosso vale transporte”, pontuou o presidente CMTC, Tarcísio Abreu.

Nova modalidade

As empresas passam a contar com a opção de aquisição de vale transporte por meio de assinatura mensal, modalidade inédita no país. Serão disponibilizadas ao trabalhador, durante todos os dias do mês, até oito viagens diárias, abrangendo inclusive os finais de semana e feriados. A nova solução estará disponível para todas as 278 linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos – RMTC, que conta, atualmente, com 19 municípios da grande Goiânia.

O processo de adesão ao Passe Livre do Trabalhador é simples e rápido. Após acessar o site www.sitpass.com.br, o empregador atualiza o cadastro da empresa e dos seus trabalhadores e aceita um Termo de Adesão. A assinatura mensal tem valor único de R$ 180,00 por trabalhador, o que representa desconto de 20% em relação ao preço vigente, e a renovação é automática.

Biometria facial

O Passe Livre do Trabalhador será pessoal e intransferível. Durante a validação do cartão nas máquinas, serão registradas fotos do cidadão para comparação com os dados do cadastramento, via biometria facial. Caso o usuário não seja o titular do benefício, o cartão será bloqueado.

O transporte coletivo atende os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nova Fátima, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade, além da capital.

Também participaram do lançamento do Passe Livre do Trabalhador o superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiás), Levy Rafael; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Goiânia (SET), Adriano Oliveira; a diretora do Sest/Senat, Joabete Xavier Costa; além representantes de Aparecida de Goiânia e outros municípios.

Fonte: Secretaria de Comunicação 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA