Cidades

Caiado é homenageado com mais alta honraria do Corecon GO

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta segunda-feira (13), em solenidade no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), no Setor Oeste, em Goiânia, a Medalha do Mérito Econômico, homenagem concedida pelo Conselho Regional de Economia de Goiás (Corecon GO) à personalidades com atuação de destaque em prol do desenvolvimento da área no Estado.

Criada em 2002, a honraria é a mais alta concedida pelo Corecon GO. Agora, o chefe do Executivo está ao lado de outros nomes da economia e da política de Goiás já condecorados com a medalha, como os ex-governadores Mauro Borges, Iris Rezende e Maguito Vilela. A proposta de homenagem a Ronaldo Caiado em 2021 partiu da presidência do conselho da associação e foi acatada, de forma unânime, pelo plenário da entidade.

“No nosso governo, temos uma Secretaria de Economia muito competente e com todas as pastas interagindo”, explicou. Em seguida, Caiado anunciou que as contas estaduais receberam o terceiro relatório favorável da Secretaria do Tesouro Nacional.

“Seremos o único Estado no País a renegociar as dívidas, que deverão estar consolidadas até o dia 22 de dezembro, abrindo espaço para Goiás viver um outro momento”, revelou o governador, ao falar aos economistas sobre os ajustes fiscais empreendidos no atual governo. Quando assumiu a gestão, Goiás estava entre os três piores em relação às contas públicas.

“Garanto a cada um dos economistas que jamais desonrarei esta comenda que acabo de receber. Isso me impõe mais deveres que direitos, ao ter um gesto por parte dos senhores de toda a diretoria e do conselho em me agraciar com algo que tem uma relevância ímpar para toda a sociedade de economistas do Estado de Goiás. Muito obrigado, me sinto imensamente honrado”, disse Caiado.

O governador acompanhou ainda, durante o evento, a entrega do Prêmio de Monografia “Leopoldo de Bulhões” e a concessão de menção honrosa a pessoas com atuação no ramo da economia.

Para o presidente do Corecon GO, Marcus Moreshi de Faria, a razão para a escolha do nome de Ronaldo Caiado foi sua contribuição histórica para o fortalecimento do Estado. “Quer na sua vida pessoal, como médico de alta competência, quer como político, como presidente da União Democrática Ruralista (UDR) e em outros vários mandatos, sempre carregou e levou o nome de Goiás em todo o território nacional. Através de sua atual gestão, sem dúvidas, tem contribuído para o crescimento econômico da população”, analisou ele.

“É alguém que, indubitavelmente, se enquadra na primeira categoria, a mais alta de nossa premiação, que é de personalidade destaque. É o reconhecimento do Conselho a esse aspecto da trajetória de uma pessoa”, concluiu Marcus.

Economista por formação, o deputado estadual Bruno Peixoto parabenizou os conselheiros que aprovaram por unanimidade a honraria ao governador. “Ronaldo Caiado merece. Então, parabéns a cada um de vocês que acreditam num governo sério. Caiado é o primeiro médico a receber o Mérito Econômico”, disse.

Mais homenageados

Em todas as edições da entrega da Medalha do Mérito Econômico do Corecon GO, três personalidades são homenageadas, sendo duas necessariamente economistas. Neste ano, além de Ronaldo Caiado, foram lembrados os nomes do professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e doutor em Economia, Jeferson de Castro Vieira, e do professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mestre em Economia, Antônio Jorge de Oliveira. De acordo com a entidade, os docentes se notabilizam pela capacidade e contribuição na discussão da ciência econômica em Goiás.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA